Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A importância da cocriação e da customização na inovação empresarial em PortugalPublication . Mesquita, Rúben Miguel Serra; Madeira, Maria José AguilarEsta investigação analisa o impacto da cocriação e da customização na inovação de produtos e processos nas empresas portuguesas. A investigação analisa os desafios enfrentados pelas empresas na utilização do envolvimento dos consumidores para a inovação e demonstra o seu impacto no desempenho inovador, respondendo à seguinte questão de investigação: "Como é que a cocriação e a customização contribuem para o processo de inovação de produtos e processos nas empresas portuguesas? Para analisar as relações entre o envolvimento dos consumidores e o desempenho inovador recorreu-se ao Community Innovation Survey (CIS). Os dados do CIS foram utilizados para analisar a relação entre a cocriação e a customização, com base em resultados de 13 802 empresas. Constatou-se que as capacidades de inovação das empresas aumentam significativamente após a implementação da cocriação juntamente com a customização, embora a cocriação mostre um efeito mais forte. A investigação contribui para o conhecimento sobre o envolvimento dos consumidores na gestão da inovação e oferece estratégias concretas para as empresas que pretendem melhorar a sua colaboração com os consumidores neste âmbito.
