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- O impacto da intensidade concorrencial das marcas do distribuidor e do preço no desempenho da categoriaPublication . Reis, Manuel António Lourenço dos; Paço, Arminda Maria Finisterra do; Abrantes, José Luís Mendes LoureiroA investigação sobre o desempenho da categoria de produto tem sido alvo de particular atenção nos trabalhos científicos realizados ao longo das últimas décadas. Apesar das inúmeras pesquisas sobre este assunto, poucos são os estudos que a relacionam com as marcas do distribuidor. Considerando esta lacuna, este estudo pretende contribuir para uma maior compreensão sobre o tema no contexto do desenvolvimento das marcas do distribuidor. Este trabalho investiga a influência do preço e do sortido do retalhista no seu desempenho ao nível da categoria de produto. As hipóteses são testadas usando modelos de regressão linear para séries temporais. Os dados utilizados foram disponibilizados pela Kantar com informação relativa aos maiores retalhistas que operam em Espanha, referente ao período de 2012 a 2016. O trabalho realizado permitiu verificar que as marcas do distribuidor são relevantes para o desempenho da categoria de produto. Os resultados indicam que a gestão do sortido e do preço das marcas do distribuidor e das marcas do produtor têm diferentes importâncias na gestão da categoria de produto. A estratégia de preços utilizada pelo retalhista também tem implicações nesta gestão. Os resultados evidenciam que em cinco dos nove retalhistas considerados, quanto maior for a diferença de preços entre as marcas do produtor e as do distribuidor, maior será a quota de mercado da categoria de produto do retalhista. Verifica-se ainda que o número de SKU das marcas do produtor, tem uma influência positiva no desempenho da categoria de produto do retalhista. De um modo geral, a proporção de SKU das marcas do distribuidor no sortido, tem um impacto negativo na quota de mercado dos retalhistas que seguem a estratégia de preços HiLo. Tendo por base estes resultados, são apresentadas algumas diretrizes para a gestão da categoria de produto neste setor.