Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Desterritorialização didática de erros relacionados com (x+y)^2
    Publication . Peel, Misleine; Beites, P. D.; Simões, F.
    Será que (x+y)2=x2+y2 representa um erro? A resposta, sim ou não, depende do universo matemático em que se esteja a trabalhar. Com efeito, é um erro se, por exemplo, x e y forem números complexos arbitrários e “+” denotar a adição usual de números complexos. [...]
  • Que símbolos são estes?
    Publication . Bento, Sandra; Beites, P. D.; Simões, Fátima
    No domínio de conteúdo Primitivas e Cálculo Integral, do novo Programa de Matemática do Ensino Secundário, surge uma lista de descritores norteados pelos objetivos gerais: Definir a noção de primitiva; Abordar intuitivamente a noção de integral definido; Resolver problemas. [...]
  • Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma
    Publication . Silva, Cláudia Mendes Da; Barros, Luísa; Simões, Fátima
    Considerando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar da doença, e a falta de programas deste tipo em Portugal, construímos uma intervenção psicoeducativa breve para pais de crianças com asma entre os 7 e os 13 anos, visando a aquisição de atitudes mais positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aceitação, eficácia e a satisfação relativa ao programa intervenção. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas 3 sessões de grupo e nos 3 momentos de avaliação (linha de base, final da intervenção e follow-up a 9 meses). Para além da recolha de informação sociodemográfica e clínica, aplicaram-se dois questionários, um de conhecimentos sobre a asma e outro de qualidade de vida da criança (DISABKIDS-37, versões pais e criança). Utilizou-se também uma entrevista sobre a gestão da asma pela família (FAMSS) na avaliação inicial e no follow-up. Os resultados evidenciaram uma melhoria moderada no conhecimento dos pais e nas práticas de gestão da asma, confirmando a utilidade de incluir a intervenção psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma.
  • Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica
    Publication . Rocha, Maria Cecília; Branco, Maria Luísa; Simões, Fátima; Falbo, G. H
    Este artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital.