Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
98.31 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar
da doença, e a falta de programas deste tipo em Portugal, construímos uma intervenção psicoeducativa
breve para pais de crianças com asma entre os 7 e os 13 anos, visando a aquisição de atitudes mais
positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aceitação, eficácia e a satisfação
relativa ao programa intervenção. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas 3 sessões
de grupo e nos 3 momentos de avaliação (linha de base, final da intervenção e follow-up a 9 meses).
Para além da recolha de informação sociodemográfica e clínica, aplicaram-se dois questionários, um
de conhecimentos sobre a asma e outro de qualidade de vida da criança (DISABKIDS-37, versões
pais e criança). Utilizou-se também uma entrevista sobre a gestão da asma pela família (FAMSS) na
avaliação inicial e no follow-up. Os resultados evidenciaram uma melhoria moderada no conhecimento
dos pais e nas práticas de gestão da asma, confirmando a utilidade de incluir a intervenção
psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma.
Description
Keywords
Asma Intervenção psicológica Gestão da doença Pais
Citation
Silva, C. M., Barros, L. & Simões, F. (2016). Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma: estudo exploratório. Análise psicológica, 34(4), 423-437. doi: 10.14417/ap.1044