Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Modelação numérica do desempenho térmico de equipamentos expositores refrigerados
    Publication . Gaspar, Pedro Dinis; Miranda, Alexandre; Pitarma, Rui A.
    Em Portugal tem-se assistido ao agravamento do consumo energético no sector comercial, estando a sua natural expansão associada ao aumento de equipamentos electromecânicos e níveis mais exigentes de iluminação. O consumo energético de qualquer estabelecimento comercial de produtos alimentares reparte-se, genericamente, pela iluminação, sistemas AVAC, compressores, condensadores e balcões frigoríficos. Face à presente evolução tecnológica, qualquer uma destas componentes é passível de ser optimizada de modo a reduzir a carga energética destes estabelecimentos. Assim, revela-se fundamental a disponibilização de meios e instrumentos de cálculo para melhorar a performance energética do sector e sua incidência no domínio ambiental. O objectivo geral do trabalho consiste num estudo numérico do desempenho térmico de equipamentos expositores refrigerados, através da previsão e visualização das características dos campos de velocidade e de temperatura do ar, que permita tecer orientações sobre alterações de projecto a efectuar. A circulação complexa do ar e a transmissão de calor são modelados com o código de dinâmica de fluidos computacional Phoenics. O modelo foi aplicado a um caso prático concreto, sendo apresentadas previsões numéricas para uma configuração típica de funcionamento.
  • Optimização numérica de expositores refrigerados abertos
    Publication . Gaspar, Pedro Dinis; Miranda, Alexandre; Pitarma, Rui A.
    O objectivo geral deste trabalho consiste no estudo numérico do desempenho térmico de equipamentos de refrigeração fazendo uso do código de DFC – PHOENICS®. Um estudo experimental complementar foi desenvolvido com o propósito de caracterizar as condições de fronteira e validar as previsões numéricas. São apresentados e discutidos os resultados numéricos correspondentes a simulações efectuadas para optimizar o desempenho térmico da unidade ensaiada. As previsões obtidas permitem evidenciar a aptidão do modelo computacional para o desenvolvimento futuro deste tipo de equipamentos.
  • Estudo comparativo do desempenho de códigos de DFC na modelação de equipamentos expositores de refrigeração abertos
    Publication . Gaspar, Pedro Dinis; Miranda, Alexandre; Pitarma, Rui A.
    De um modo progressivo os mais variados estudos no domínio da Engenharia têm vindo a apoiar-se, numa fase de pré-projecto ou de apoio ao projecto, nas previsões numéricas obtidas por códigos de Dinâmica de Fluidos Computacional (DFC). No entanto, as previsões numéricas obtidas por estes códigos têm associadas algum grau de incerteza, quer seja pela definição dos modelos físicos em causa, quer pelas especificações e posteriores simplificações dos modelos matemáticos e numéricos que traduzem os diversos fenómenos físicos. Neste artigo é genericamente avaliado e comparado o desempenho de dois modelos computacionais construídos com códigos comerciais de DFC (PHOENICS® e FLUENT®), mediante a confrontação das previsões numéricas das características térmicas de um equipamento refrigerado aberto com resultados experimentais obtidos pelos autores. Deste modo, pretende-se avaliar a robustez dos modelos computacionais desenvolvidos, assim como expor as vantagens e desvantagens intrínsecas de cada código, nomeadamente a facilidade de utilização, versatilidade, estrutura e metodologia de cálculo, além de evidenciar na globalidade as suas potencialidades e aplicabilidade.
  • Estudo numérico do escoamento de ar e do desempenho térmico de equipamentos expositores refrigerados
    Publication . Gaspar, Pedro Dinis; Miranda, Alexandre; Pitarma, Rui A.
    A necessidade crescente de produtos alimentícios frescos nas vastas áreas urbanas revela a preponderância da refrigeração comercial. Este facto reflecte-se pela necessidade de preservar os produtos perecíveis ao mais alto nível de qualidade. O crescimento de consumo energético no sector comercial encontra-se directamente associado à expansão de equipamento electromecânicos de refrigeração. Dada a presente evolução tecnológica, esta componente é susceptível de ser reduzida, pelo que é fundamental assegurar meios e instrumentos de cálculo para melhorar o desempenho energético do sector, bem como a sua incidência no campo ambiental. O objectivo geral deste trabalho consiste no estudo numérico do escoamento de ar e do desempenho térmico na região interior de equipamentos expositores refrigerados abertos, através da previsão do escoamento turbulento não isotérmico e do campo de temperaturas. Com o conhecimento destas características pretendese sugerir alterações da configuração geométrica que poderiam melhorar as distribuições de velocidade e temperatura. A complexa circulação do ar e a transmissão de calor são modeladas com código de dinâmica de fluidos computacional - Phoenics. Foi efectuado um estudo experimental de validação dos resultados numéricos. O modelo foi aplicado a um caso prático, sendo apresentadas previsões numéricas para uma configuração típica de funcionamento.
  • Equipamentos Expositores Refrigerados Perspetiva Comercial e Energética
    Publication . Gaspar, Pedro Dinis; Miranda, Alexandre; Pitarma, Rui A.
    Com este artigo pretende-se definir os diversos tipos de equipamentos de frio, de conservação e exposição e apresentar na generalidade as características técnicas que os diferenciam. Um dos tópicos do trabalho visa o esclarecimento de diversas particularidades dos equipamentos expositores refrigerados, de modo que durante a selecção dos referidos equipamentos não seja apenas considerado o design e a apresentação final dos produtos, mas também o seu consumo energético.