Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Cardoso Aparício, Nuno José

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
    Publication . Aparício, Nuno José Cardoso; Paiva, Francisco Tiago Antunes de
    O projeto aborda os fenómenos de experiência interativa com obras artísticas, onde o observador passa a ter um papel determinante, não apenas como mero observador mas como participante, uma vez que se vê implicado com as obras pintadas que são apresentadas na experiência interativa. Este participante desempenha um papel de criador de sentido através da utilização de dispositivos tecnológicos que possibilitam um maior entendimento entre participante e obras, criando além de uma interatividade entre participante e obras, um diálogo entre máquina e humano que possibilitam uma experiência mais imersiva em outras realidades, de forma a criar uma associação multidisciplinar para o desenvolvimento do projeto. No desenvolvimento do projeto, foram focadas duas áreas do design multimédia, que num conjunto resultam no projeto final. As áreas em questão são a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR), aqui aplicadas a um contexto artístico. Pretende-se, como ideia-chave, a criação de uma exposição de pintura interativa, onde os participantes utilizem tecnologias digitais para entrarem em contacto com as obras expostas, ou entendê-las com uma narrativa auxiliar. Em suma, criar um maior interesse por parte do participante, levando novas formas de ver a obra artística e criando novas sensações de perceção e entendimento da mesma.
  • Interação com Obras de Arte: Intermedialidade e Multissensorialidade
    Publication . Aparício, Nuno José Cardoso; Paiva, Francisco Tiago Antunes
    A presente Tese enquadra o desenvolvimento de um conjunto de experiências artísticas que têm como foco principal os conceitos e os fenómenos relacionados com a intermedialidade, a multissensorialidade e a interatividade suscitados por obras de arte. Tal processo criativo encontra-se respaldado por dinâmicas de investigação, desenvolvidas tanto em paralelo como de modo convergente, tendo em vista a reflexão e ação artísticas de cariz autobiográfico, centrada nos aspetos da vulnerabilidade humana, da identidade e da intimidade. Tal exploração culmina numa série de obras que proporcionam aos participantes tanto o contacto direto com as obras de arte, como um contacto mediado através da utilização de dispositivos tecnológicos que possibilitam e expandem o leque de modalidades de interação e, concomitantemente, de interpretações, com o propósito de aproximar o participante da temática proposta pelo autor, com especial atenção, não apenas aos aspetos formais e plásticos, mas, através deles e das características e dinâmicas imersivas, aceder ao contexto emocional, poético e conceptual projetado. Este projeto artístico desenvolve-se, assim, num contexto multidisciplinar e multissensorial e pretende inquirir a criação de conhecimento através da experimentação e do contacto direto, aumentado e expandido com um conjunto de obras de arte, tanto físicas como imateriais. A recolha e sistematização de informação e de dados relevantes, que realcem aspetos particulares da visualização e assimilação da experiência, assume um caráter investigativo relacionado com o modo como os espectadores experienciam cada uma das vertentes que integram o projeto, cujo alcance será extensivo a outros domínios criativos, curatoriais e até mesmo museológicos.