Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Design de moda e-é comunicação: o desenvolvimento de um objecto mutável
    Publication . Barata, João Alberto Baptista; Miguel, Rui Alberto Lopes; Moura, Catarina Isabel Grácio de
    Esta dissertação aproxima o design à comunicação. ‘Comunicar’ indica o acto de tornar comum e é por esta via que são construídas as noções da realidade. Os objectos são obstáculos que o Homem projecta para remover os outros obstáculos do caminho. Com a criação destes desígnios o ser humano manipula, por via do engenho e da arte, as suas próprias limitações. Vilém Flusser indica, quanto à responsabilidade, que o designer pode responder com um contributo positivo. De ‘forma aberta’, dialógicos, inacabados ou intersubjectivos, os objectos podem colaborar para uma menor obstrução no progresso da cultura. Em referência às estruturas enganosas perante a natureza humana, encontramos o campo da moda. O vestuário cobre o pudor e ornamenta artificialmente o Homem. A moda, que se reconhece efémera, é facilmente posicionada no campo da comunicação. Todo o adorno representa uma ‘carta aberta’ sobre o seu utilizador. Os objectos, além das determinações problemáticas, são portadores de sentido. Esta dissertação indica uma aproximação a uma natureza - tal como a moda e os costumes sazonais - alterável. A proposta consiste na criação daquilo que poderá ser caracterizado como uma plataforma mutável onde existe um espaço de auto ajustamento próprio do utilizador.
  • Estudo da influência dos contextos na criatividade dos Designers de Moda da Indústria Têxtil e do Vestuário Portuguesa
    Publication . Barata, João Alberto Baptista; Miguel, Rui Alberto Lopes; Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido
    O fruto do design de moda, criativo, posteriormente implementado como bem ou serviço comercial pelas indústrias do Sector do Têxtil e do Vestuário Português, é um pilar estruturante naquilo que, atualmente, se considera uma vantagem competitiva para as organizações do referido Sector. A ATP tem colocado os tópicos da criatividade e da inovação entre os destaques das ferramentas capazes de assegurar a sustentabilidade e prosperidade organizacionais. Se a teoria da área indica que a criatividade dos designers de moda (vestuário e debuxadores), que laboram nas empresas portuguesas, pode ser influenciada, potenciada ou inibida por vários contextos que rodeiam referido designer, e se a inovação é a implementação bem sucedida de uma resposta criativa, a conclusão lógica é a de que, a fim de uma empresa inovar, tem que ter respostas criativas por parte dos seus designers. O foco desta investigação é compreender como é que a criatividade dos designers de moda que trabalham na ITV-Pt é influenciada pelos contextos circundantes e, com esse conhecimento, desenhar um esquema das referidas influências para dilatar o conhecimento académico e industrial; no último caso, com vista às boas práticas capazes de potenciar a criatividade dos designers de moda. A revisão da literatura e dos estudos empíricos destacou um largo número de variáveis passíveis de influenciar a criatividade dos designers de moda e, afim da redução do número de itens para a elaboração de um questionário dirigido a uma amostra deste universo, procedeu-se ao método Delphi, com a opinião de um grupo de especialistas (n=12). A informação quantitativa, recolhida pela resposta de 114 designers de moda (n=114), posteriormente trabalhada estatisticamente, permitiu alcançar o objetivo e, com isso, contribuir para a informação específica na área do design de moda industrial em Portugal.