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  • Ética das relações públicas
    Publication . Gonçalves, Gisela
    Um número crescente de críticos tem argumentado que as relações públicas seguem procedimentos não-éticos na promoção de interesses corporativos e comerciais baseados em técnicas propagandísticas de manipulação da opinião pública. Os textos clás- sicos de relações públicas não oferecem fortes refutações. Este tópico, na verdade, é largamente ignorado ou remetido para a contribuição global das relações públicas para o sucesso empresarial e benefício social. No entanto, a profissão continua a ser interpre- tada como um eufemismo para propaganda, centrada em técnicas de informação spin. Numa tentativa de regulamentar o comportamento ético as as- sociações profissionais de relações públicas têm vindo a estabelecer e promover Códigos Éticos e de Conduta Profissional. Estes códigos apelam às “boas práticas” profissionais e enfatizam a “Verdade, Diálogo e Interesse Público” como os valores centrais da profissão. Neste artigo, a partir do estudo comparativo dos códigos deontológicos de relações públicas em vigor nas associações profissionais de relações públicas, pretende-se identificar e correlacionar os valores transversais a esta profissão e perceber qual a sua força contra os argumentos dos seus detractores. Em última análise, tentar-se-á responder à seguinte questão: Qual o verdadeiro papel da profissão de relações públicas na sociedade?
  • Public relations in Portugal
    Publication . Gonçalves, Gisela
    Higher education in public relations in Portugal has been expanding in recent years. The purpose of this research is to analyse undergraduate public relations programmes in Portugal within the Bologna Treaty reform. After having compared public relations curricula and defined the main features, an empirical research was applied in order to determine the opinion of public relations educators and practitioners about the ideal undergraduate plan of studies in public relations.
  • A publicidade só é má quando promove coisas más
    Publication . Gonçalves, Gisela
    Cada vez mais empresas optam por transmitir uma postura de responsabilidade social através de campanhas publicitárias na área da saúde, cultura, educação e civismo ou no domínio dos direitos humanos. Perceber este fenómeno exige, por um lado, uma reflexão sobre a ideia de empresa cidadã e da legitimidade das suas variadas manifestações e, por outro, uma análise do seu impacto num consumidor cada vez mais consciente dos problemas sociais, ecológicos e humanos que o rodeiam. Em última análise, pretende­se contribuir para o estudo do papel da publicidade social na educação para os valores da cidadania, entendidos como o respeito pelos direitos humanos, pela pluralidade e a preocupação com o bem comum.