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- Conceitos Fundamentais de Comunicação PoliticaPublication . Correia, João Carlos; Ferreira, Gil Baptista; Espírito Santo, Paula doA Comunicação Política é uma área vasta em expansão quer sob o ponto de vista da reflexão teórica praticada nas Academias quer sob o ponto de vista da sua prática em numerosos domínios da vida cívica. Por um lado, verifica-se uma inflexão crescente da instituição universitária no sentido de um sério aumento da investigação no âmbito da Comunicação Política. Vislumbra-se um claro aprofundamento dos estudos nesta área visível na imprensa universitária e especializada, na formação de Grupos de Trabalho nas Sociedades Científicas nacionais e internacionais, na realização de Congressos e de Reuniões, no número de Teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado, na publicação de trabalhos de fundo, de livros e de monografias que elegem a comunicação política como tema de trabalho. No caso português, os estudos em causa conhecem um surto editorial e uma ambição de pesquisa bastante evidente ao nível da produção científica, em áreas como a comunicação eleitoral, políticas de identidade, utilização dos novos meios ao serviço da política, marketing político, participação cívica e deliberação ou a análise das interfaces entre jornalismo e política. Por outro lado, intensifica-se, ao nível da vida política, uma adequação crescente dos discursos tradicionais acerca dos assuntos públicos às necessidades organizacionais e às convenções narrativas dos mass media. A questão da legitimidade é, cada vez mais, uma questão comunicacional que se joga num espaço público altamente massmediatizado. Nunca as questões relativas às interfaces entre media e sistema político despertaram tanto interesse nem foram tão decisivas, bastando para tal pensar nas polémicas desenvolvidas em torno da Guerra do Golfo ou da cobertura do terrorismo. A política, tal como se pratica nos nossos dias, implica uma zona de interface com a comunicação.
- Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses memória de um projetoPublication . Correia, João Carlos; Canavilhas, João; Carvalheiro, José Ricardo; Morais, Ricardo; Sousa, João Carlos; Ferreira, Gil BaptistaO campo do jornalismo foi atravessado, nas últimas décadas, por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária, tentando incentivar esses mesmos públicos a participar no debate das questões de interesse colectivo. Sob a influência de elementos teóricos projectados pela teoria da democracia deliberativa, pela reflexão comunitarista e pela obra de John Dewey e também das transformações tecnológicas que incentivam a interactividade, o jornalismo implica hoje uma referência ao reforço da participação dos públicos na cidadania e ao papel que o jornalismo pode desenvolver no reforço dessa participação (Dewey, 2004; Mesquita, 2003; Dahlgren & Sparks, 1991). Simultaneamente, o jornalismo público tem-se afirmado como um movimento que visa ultrapassar alguns contextos de crise que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, nomeadamente a orientação exclusivamente dirigida para o mercado, o reforço da tendência conhecida pela fusão do entretenimento com a informação (infotainment), o incremento das soft news, e a excessiva dependência de fontes oficiais e de rotina. Neste contexto, o projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”1 surgiu com o objectivo fundamental de identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo o exemplo do chamado jornalismo público e, eventualmente, outras formas de jornalismo comunitário (Glasser, 1999; 2002).