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Abstract(s)
O campo do jornalismo foi atravessado, nas últimas décadas, por
reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre
os públicos e a vida comunitária, tentando incentivar esses mesmos públicos
a participar no debate das questões de interesse colectivo.
Sob a influência de elementos teóricos projectados pela teoria da democracia deliberativa, pela reflexão comunitarista e pela obra de John Dewey
e também das transformações tecnológicas que incentivam a interactividade,
o jornalismo implica hoje uma referência ao reforço da participação dos públicos na cidadania e ao papel que o jornalismo pode desenvolver no reforço
dessa participação (Dewey, 2004; Mesquita, 2003; Dahlgren & Sparks, 1991).
Simultaneamente, o jornalismo público tem-se afirmado como um movimento que visa ultrapassar alguns contextos de crise que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, nomeadamente a orientação
exclusivamente dirigida para o mercado, o reforço da tendência conhecida
pela fusão do entretenimento com a informação (infotainment), o incremento
das soft news, e a excessiva dependência de fontes oficiais e de rotina.
Neste contexto, o projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”1
surgiu com o objectivo fundamental de
identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para
reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania,
seguindo o exemplo do chamado jornalismo público e, eventualmente, outras
formas de jornalismo comunitário (Glasser, 1999; 2002).
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Keywords
Jornalismo publico Media regionais
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Publisher
Labcom