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Lopes de Sousa, João Carlos

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  • Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media regionais portugueses
    Publication . Correia, João Carlos; Canavilhas, João; Morais, Ricardo; Sousa, João Carlos; Carvalheiro, José Ricardo
    Sinopse O campo do jornalismo tem vindo a ser atravessado, nas últimas décadas, por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária, tentando incentivar esses mesmos públicos a participar no debate das questões de interesse colectivo. Sob a influência de elementos teóricos projectados pela teoria da democracia deliberativa, pela reflexão comunitarista e pela obra de John Dewey e também das transformações tecnológicas que incentivam a interactividade, o jornalismo implica hoje uma referência ao reforço da participação dos públicos na cidadania e ao papel que o jornalismo pode desenvolver no reforço dessa participação (Dewey, 2004; Mesquita, 2003; Dahlgren & Sparks, 1991). Simultaneamente, o jornalismo público tem-se afirmado como um movimento que visa ultrapassar alguns contextos de crise que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, nomeadamente a orientação exclusivamente dirigida para o mercado, o reforço da tendência conhecida pela fusão do entretenimento com a informação (infotainment), o incremento das soft news, e a excessiva dependência de fontes oficiais e de rotina. Neste contexto, o projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”1 surgiu com o objectivo fundamental de identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo o exemplo do chamado jornalismo público e, eventualmente, outras formas de jornalismo comunitário (Glasser, 1999; 2002). A ideia orientadora fundamental do projecto foi a análise da possibilidade de substituir uma agenda determinada, maioritariamente, por definidores primários, por uma agenda em que também se desse visibilidade às questões de interesse público identificadas pelos públicos dos media (Charity, 1995).
  • Participação política no facebook: continuidades e reconfigurações
    Publication . Sousa, João Carlos Lopes de; Pereira, Maria João Leitão Simões Areias
    O trabalho aqui apresentado e intitulado “Participação Política no Facebook: continuidades e reconfigurações”, centra a sua abordagem em dois grandes domínios: o da política, e em particular o da participação política, e um segundo, o da usabilidade de diferentes artefactos tecnológicos, nomeadamente o Facebook. Através da interceção destes dois domínios da atividade social, procuramos indagar a realidade acerca da possibilidade de o Facebook, enquanto ferramenta tecnológica, se constituir como um instrumento, que efetivamente dê expressão a formas de participação política. Para levar a cabo a operacionalização deste empreendimento teórico, implementou-se uma metodologia mista, que se constituí como um compromisso entre uma abordagem quantitativa, por via da implementação de uma análise de conteúdo, e qualitativa, através da realização de entrevistas a ativistas, protagonistas de oito Organizações consideradas como o nosso alvo de pesquisa. O argumento transversal à investigação, que agora se inicia, passa pela assunção de que há claros indícios de continuidade, em conjugação com elementos de reconfiguração da ação política convencional.
  • Agenda dos Cidadãos: práticas cívicas na Imprensa Regional Portuguesa
    Publication . Correia, João Carlos; Morais, Ricardo; Sousa, João Carlos
    O Projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses” surgiu com o objectivo fundamental de identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo a inspiração e o exemplo do chamado jornalismo cívico.
  • Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses memória de um projeto
    Publication . Correia, João Carlos; Canavilhas, João; Carvalheiro, José Ricardo; Morais, Ricardo; Sousa, João Carlos; Ferreira, Gil Baptista
    O campo do jornalismo foi atravessado, nas últimas décadas, por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária, tentando incentivar esses mesmos públicos a participar no debate das questões de interesse colectivo. Sob a influência de elementos teóricos projectados pela teoria da democracia deliberativa, pela reflexão comunitarista e pela obra de John Dewey e também das transformações tecnológicas que incentivam a interactividade, o jornalismo implica hoje uma referência ao reforço da participação dos públicos na cidadania e ao papel que o jornalismo pode desenvolver no reforço dessa participação (Dewey, 2004; Mesquita, 2003; Dahlgren & Sparks, 1991). Simultaneamente, o jornalismo público tem-se afirmado como um movimento que visa ultrapassar alguns contextos de crise que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, nomeadamente a orientação exclusivamente dirigida para o mercado, o reforço da tendência conhecida pela fusão do entretenimento com a informação (infotainment), o incremento das soft news, e a excessiva dependência de fontes oficiais e de rotina. Neste contexto, o projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”1 surgiu com o objectivo fundamental de identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, numa perspectiva de fortalecimento da cidadania, seguindo o exemplo do chamado jornalismo público e, eventualmente, outras formas de jornalismo comunitário (Glasser, 1999; 2002).