Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
665.46 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Comunicação Política é uma área vasta em expansão quer sob o ponto de
vista da reflexão teórica praticada nas Academias quer sob o ponto de vista da
sua prática em numerosos domínios da vida cívica.
Por um lado, verifica-se uma inflexão crescente da instituição universitária
no sentido de um sério aumento da investigação no âmbito da Comunicação
Política. Vislumbra-se um claro aprofundamento dos estudos nesta área visível na imprensa universitária e especializada, na formação de Grupos de
Trabalho nas Sociedades Científicas nacionais e internacionais, na realização
de Congressos e de Reuniões, no número de Teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado, na publicação de trabalhos de fundo, de livros e de monografias que elegem a comunicação política como tema de trabalho. No caso
português, os estudos em causa conhecem um surto editorial e uma ambição
de pesquisa bastante evidente ao nível da produção científica, em áreas como
a comunicação eleitoral, políticas de identidade, utilização dos novos meios
ao serviço da política, marketing político, participação cívica e deliberação ou
a análise das interfaces entre jornalismo e política.
Por outro lado, intensifica-se, ao nível da vida política, uma adequação
crescente dos discursos tradicionais acerca dos assuntos públicos às necessidades organizacionais e às convenções narrativas dos mass media. A questão
da legitimidade é, cada vez mais, uma questão comunicacional que se joga
num espaço público altamente massmediatizado. Nunca as questões relativas
às interfaces entre media e sistema político despertaram tanto interesse nem
foram tão decisivas, bastando para tal pensar nas polémicas desenvolvidas em
torno da Guerra do Golfo ou da cobertura do terrorismo.
A política, tal como se pratica nos nossos dias, implica uma zona de interface com a comunicação.
Description
Keywords
Comunicação Politica Esfera Publica deliberação Opinião Publica Marketing Politico Spin Doctoring Comunicação Eleiyoral Identidade e Media
Citation
Publisher
Labcom