Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

MORAIS ALÇADA CASTELO-BRANCO SOUSA, MAFALDA

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Quinta-Casa: Um ensaio sobre o filme-memória
    Publication . Sousa, Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco; Nogueira, Luís Carlos da Costa
    A presente tese, de natureza projetual, tem como objetivo recuperar e apresentar, através de um filme, de uma instalação, de um álbum de fotografias e de um livro de autor, o espólio audiovisual de duas famílias da Covilhã, com registos passados durante os séculos XX e XXI, através de diversos média antigos e atuais, revelando a importância da história evenemencial, do seu arquivo e do seu uso para a criação artística. Pretende também refletir e situar este tipo de filme no âmbito dos géneros ou das categorias cinematográficas existentes, nomeadamente, o documentário e o filme-ensaio, concluindo com a proposta da criação de um hipotético novo ramo, o filme-memória. Para a realização desta tese, foi necessário recorrer a várias metodologias, nomeadamente uma arqueologia e uma arquivologia dos média, que se iniciou através da investigação e da procura dos diversos materiais cinematográficos e dos registos fotográficos nas duas famílias, seguidas da análise, recuperação e digitalização desse espólio, bem como das posteriores manutenção e organização de arquivo. Para além disso, foram convocados conhecimentos cinematográficos e artísticos para a elaboração de um filme e, em complemento deste, de uma instalação, um álbum de fotografias e um livro de autor, dando a este projeto uma dimensão artisticamente inter e transmediática. A tese, dividida em três partes – Capítulo 1: O abrir de portas; Capítulo 2: O processo criativo da Quinta-Casa; Capítulo 3: Outros Meios, Outras Memórias –, apresenta as diversas fases do processo que a eles conduziu. O filme Quinta-Casa concilia a motivação artística com a investigação, através da conjunção de memórias fílmicas atuais com arquivos sonoros, filmográficos e fotográficos encontrados e recuperados, desde os anos 1910 a 2021. A possibilidade de mostrar o processo que revela, por vezes literalmente, o que estava no interior dos arquivos e compreender as ligações entre eles, transportou estes materiais simultaneamente para os âmbitos artístico e científico. Na conclusão são revelados possíveis projetos futuros e abordadas as contribuições que este trabalho pode ter nos – e para além dos – meios académico e artístico.