Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 24
  • A crítica dos cineclubes em Portugal: o caso do Boletim do Cineclube de Guimarães (1959-60) - 103
    Publication . Penafria, Manuela; Cunha, Paulo Manuel Ferreira da
    Durante a ditadura do Estado Novo, em forte articulação com os movimentos neo-realismo e cineclubista, a crítica cultural e cinematográfica constituiu um importante núcleo de ação na oposição à política cultural oficial.
  • Crítica do cinema: reflexões sobre um discurso
    Publication . Penafria, Manuela; Cunha, Paulo
    Crítica de cinema, reflexões sobre um discurso é o resultado de um Seminário organizado em conjunto pela UBI, Universidade de Salamanca e Universidade de Coimbra. Para além de representantes dessas universidades, o evento contou com a presença de outros investigadores que partilharam do mesmo objetivo central do seminário: questionar o discurso mais visível sobre os filmes, a crítica de cinema.
  • Vai e vem - a internacionalização do cinema português
    Publication . Cunha, Paulo
    O desejo de internacionalização nasceu com o próprio cinema português. Desde Aurélio da Paz dos Reis, o “pai” do cinema português, a internacionalização tem sido uma vontade, uma ambição ou uma necessidade para o cinema português, tanto para a sua expansão como para a sua sobrevivência. [...]
  • Portugal e Moçambique: cooperação e co-produção cinematográfica no pós-independência
    Publication . Cunha, Paulo Manuel Ferreira da
    Nas tentativas de internacionalização, o cinema português tem tentado pertencer a vários espaços de circulação cinematográfica. [...]
  • Gabriel Abrantes: o contador de estórias
    Publication . Cunha, Paulo
    Vindo das Artes Plásticas, mas com formação académica em Cinema e Artes Visuais, Gabriel Abrantes começou por fazer cinema em contexto de galeria, realizando e produzindo filmes essencialmente para serem exibidos em exposições de artes plásticas. No entanto, desde cedo começou a construir um universo estético muito singular no contexto do cinema português contemporâneo. O objetivo deste trabalho é conhecer o percurso cinematográfico de Gabriel Abrantes, identificar referências e filiações éticas e estéticas, e tentar uma análise plástica, temática e estética à sua obra filmica.
  • Nós por cá... As causas do desencanto do Povo (e do cinema) português
    Publication . Cunha, Paulo; Ribas, Daniel
    Este texto pretende discutir e reflectir o filme As Mil e Uma Noites (Miguel Gomes, 2015) numa espécie de diálogo com a história cultural portuguesa e também com a história e a situação actual do cinema português.
  • Enquadramento: Ousmane Sembene
    Publication . Cunha, Paulo Manuel Ferreira da
    Filho de um pescador, Ousmane Sembène nasceu no dia 1 de Janeiro de 1923, em Ziguinchor, povoação da região de Casamansa, no sul do Senegal e próximo da fronteira com a Guiné-Bissau. Expulso da escola colonial por esbofetear um professor, Sembène cresceria em Dakar, a capital senegalesa, onde começou a trabalhar cedo, mas também a ler e a ir ao cinema. [...]
  • Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos
    Publication . Sales, Michelle; Cunha, Paulo; Leroux, Liliane
    O fim do colonialismo como estrutura de poder ecônomico, político e cultural não impediu que formas orgânicas ao modo de pensar e sentir europeus permanecessem ativos e extremamente vivos nas antigas possessões coloniais espalhadas mundo afora. Como forma de poder inerente à própria modernidade, o colonialismo se constituiu no plano da ficção, da imagem e da cultura de delírios de superioridade e supremacia europeia, legitimados pela visão eurocêntrica que se impunha como pensamento universal. [...]
  • Cinema de Amadores na 'África Portuguesa'
    Publication . Cunha, Paulo Manuel Ferreira da; Cruz, Jorge
    Em Novembro de 2015, a Cinemateca Portuguesa acolheu, na sua rubrica Foco no Arquivo, mais uma sessão organizada em parceria com a Aleph - rede de acção e investigação crítica da imagem colonial, desta vez dedicada a filmes amadores rodados originalmente em 8mm e Super-8 nas antigas colónias africanas ques estão integrados na Coleção colonial da Cinemateca. [...]
  • Cinema em Português - IX Jornadas
    Publication . Penafria, Manuela; Cunha, Paulo; Lopes, Frederico Nuno Vicente
    A presente publicação reúne doze das vinte e uma comunicações apresentadas durante as IX Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 27 e 29 de abril de 2016 na UBI, organizadas pelo Labcom.IFP, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. A nona edição das Jornadas Cinema em Português trouxe a debate questões atuais e pertinentes para a reflexão sobre as produções e relações cinematográficas entre os diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar. A imagem escolhida para a capa da presente publicação é retirada do filme Arte Pública, da investigadora e realizadora brasileira Michelle Sales que esteve presente para apresentar o filme na sua estreia em Portugal e para participar no debate que se seguiu sobre arte contemporânea e espaço público.