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  • Marketing empreendedor no sector de turismo de saúde e bem-estar
    Publication . Antunes, Vera Marina Pires; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia; Alves, Helena Maria Baptista
    O turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos de turismo reconhecido como um dos fenómenos económicos e sociais mais relevantes da actualidade. No entanto, verifica-se que existe ainda alguma discrepância entre as estratégias desenvolvidas pelas empresas de termalismo no sentido tradicional e os complexos destinados à prevenção da saúde fora do ciclo termal. Assim, torna-se urgente estudar este sector para tentar perceber quais os factores que contribuem para este desfasamento competitivo, salientando as melhores práticas. Neste sentido, com o objectivo de estudar o carácter empreendedor do marketing das empresas de turismo de saúde e bem-estar no território português enquadrou-se este sector numa orientação empreendedora, através do recurso ao marketing, de forma a perceber as novas estratégias e produtos que as empresas mais competitivas estão a desenvolver para melhorar a sua prestação de serviços, reduzir custos, incrementar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos/serviços. Numa perspectiva metodológica este estudo foi elaborado com base numa estratégia de estudos de caso. Para a recolha de dados utilizou-se as entrevistas em profundidade, aplicadas às entidades, cujos entrevistados tinham cargos de responsabilidade nas empresas analisadas. Com este estudo conclui-se que o conceito do sector termal está nitidamente a mudar, verificando-se uma clara mudança do termalismo tradicional que assentava numa perspectiva de doença, para um nova perspectiva turística direccionada para a prevenção e para o bem-estar. A procura de maior qualidade de vida por parte de vários estratos da população, permite às empresas do sector empreenderem e lançarem novos produtos que vão de encontro às necessidades destes. Através da orientação empreendedora, orientação para o mercado e do recurso a estratégias de marketing será possível mudar a gestão dos estabelecimentos termais e sustentar a proposta do modelo de projecção do turismo de saúde e bem-estar, com inovação e qualidade, mas acima de tudo com diferenciação.
  • A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal
    Publication . Antunes, Vera Marina Pires; Gonçalves, Gisela Marques Pereira; Estevão, Cristina Maria Santos
    A presente investigação analisa o papel da comunicação estratégica na valorização do termalismo em Portugal. Para o efeito, adotou-se uma metodologia mista: qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas a quatro representantes governamentais e a representantes de 37 estâncias termais; e quantitativa, através da aplicação de inquéritos por questionário a 224 termalistas e 198 não termalistas. Esta abordagem metodológica possibilitou uma compreensão ampla e detalhada das dinâmicas do termalismo em Portugal. Os resultados identificam os principais desafios e oportunidades do setor, bem como as estratégias de dinamização e valorização necessárias para o seu crescimento e reconhecimento enquanto prática terapêutica e promotora de bem-estar. A investigação propõe novas abordagens de comunicação estratégica que combinam elementos tradicionais e digitais, com o objetivo de reforçar a ligação entre as termas e os seus públicos. Defende-se a adoção de um modelo comunicacional multifacetado, capaz de se adaptar às necessidades dos termalistas experientes, enquanto educa e sensibiliza os não termalistas para os benefícios dos tratamentos termais, com especial enfoque na promoção da saúde preventiva e do bem-estar mental. Entre os contributos da investigação destaca-se a proposta do modelo CUIDAR, que integra princípios de comunicação estratégica para o reposicionamento do termalismo. Adicionalmente, propõe-se a criação de parcerias estratégicas, a integração das termas nos Conselhos Municipais de Saúde e a introdução da função de Assessor de Bem-Estar e Saúde Termal, como meios para reforçar a comunicação e aproximar as termas dos seus públicos. Outro contributo consiste na identificação de barreiras à prática termal e na apresentação de medidas destinadas a aumentar a acessibilidade e a atratividade das estâncias termais, permitindo que um maior número de cidadãos beneficie dos efeitos terapêuticos das águas minerais naturais. Conclui-se que a implementação de estratégias comunicacionais informativas e persuasivas, com recurso a nudges, é determinante para o reposicionamento do termalismo no mercado nacional. O foco na saúde preventiva, a personalização da prática termal e a definição de políticas públicas, como a recente comparticipação dos tratamentos termais, constituem fatores centrais para a eliminação de barreiras e para o aumento da adesão do público ao termalismo.