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Silva Theodoro, Victor

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  • Ética e Comunicação Organizacional: uma análise crítica das perspectivas éticas na construção de relacionamentos internos nas organizações
    Publication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela
    Este estudo tem como objetivo principal apresentar as principais linhas norteadoras de um projeto de investigação centrado nas ações e estratégias das relações públicas nas empresas Embrapa/Brasil e Iniav/Portugal, à luz de diferentes doutrinas éticas. Descreve-se ainda criticamente o método e técnicas de pesquisa a utilizar - focus group, entrevista em profundidade, análise diacrônica e análise de conteúdo. Com este projeto de investigação procura-se entender como a ética das relações públicas perpassa a construção de ações de comunicação direcionadas para o público interno.
  • Comunicação dialógica: as plataformas digitais como ferramentas inovadoras de interação social
    Publication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela
    Este artigo tem como objetivo destacar a importância das re- lações públicas para o estreitamento de laços, através do social media, entre a organização e o público-alvo. A metodologia adotada, análise de conteúdo, busca identificar as características dialógicas propostas por Kent e Taylor (1998, 2002) e Kent (2010). Conclui-se que a empresa brasileira Ponto Frio/Br adota de forma inovadora a comunicação dia- lógica como característica base de seu perfil, enquanto que a empresa Worten/Pt utiliza a rede social apenas como ferramenta comercial.
  • Processo comunicacional em instituições de saúde: reflexões sobre as relações de poder
    Publication . Barths, Camila; Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela
    Pretende-se com este paper refletir sobre os aspectos que permeiam as áreas da comunicação organizacional e saúde, e busca-se compreender as relações de poder nas instituições saúde, a partir do conceito de Poder Simbólico (Bourdieu). Parte-se de discussões já em andamento a respeito da comunicação organizacional em hospitais universitários públicos e assim problematiza-se o papel da comunicação para a concretização de políticas públicas nestes espaços. Refere-se além de Bourdieu (2012), os autores Araújo e Cardoso (2007), França (2009), Vizer (2011), Müller (2010), Guareschi (2013) e Ihlen (2016) para embasar e estruturar o artigo, e a pesquisa bibliográfica como metodologia para a reflexão (Fachin, 2003). Como considerações, infere-se que este é um campo complexo para os relacionamentos, onde os embates simbólicos estão presentes nos discursos, linguagens e ações. A comunicação atua como mediadora e potencializa as relações de poder neste contexto que apresenta desafios para a efetiva concretização de políticas nas organizações públicas.
  • Vinte anos de investigação em Portugal: análise bibliométrica às atas do GT comunicação organizacional e institucional da SOPCOM
    Publication . Theodoro, Victor Silva; Barths, Camila; Gonçalves, Gisela
    Este artigo tem como principal objetivo analisar as actas do Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) durante os dez congressos realizados em Portugal. Para isto, realizou-se uma análise bibliométrica com o intuito de identificar a quantidade de artigos publicados em comparação com os demais Grupos de Trabalho, os gêneros, países/universidades dos pes-quisadores e também o perfil destas investigações (práticos/teóricos). Após a recolha e interpretação dos dados, conclui-se que há uma maior representatividade do gênero feminino e que o número de artigos publicados pelo GT estudado foi aumentando progressi-vamente ao longo do tempo.