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- Desenvolvimento Motor de Crianças nos primeiros 48 mesesPublication . Lucas, Miguel Alexandre Rebelo; Marinho, Daniel Almeida; Serrano, João Júlio de MatosO desenvolvimento motor assume uma grande importância no desenvolvimento infantil, sendo imprescindível e necessário estudar, analisar e acompanhar as habilidades motoras nos primeiros meses de vida, controlando o processo de desenvolvimento, prevenindo atrasos e/ou problemas em termos motores. Com esta tese, procuramos contribuir para aumentar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento motor das crianças nas primeiras idades. O grande objetivo deste estudo foi perceber como evoluem as habilidades motoras ao longo do desenvolvimento das crianças nos primeiros 48 meses de idade, e verificar se as variáveis presença de irmão e tipo de parto exercem influência no desenvolvimento dessas habilidades. Para responder ao objetivo formulado anteriormente foram desenvolvidos 3 estudos com diferentes desenhos metodológicos. Num primeiro estudo começamos por adaptar e validar as escalas da “Peabody Developmental Motor Scales-2” (Folio & Fewell, 2000) para crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 48 meses em Portugal, tendo para tal recorrido a uma amostra de 392 crianças. O instrumento mostrou-se preciso e fiável para avaliar as habilidades motoras finas e globais das crianças portuguesas dos 12 aos 48 meses, o que viabiliza a sua utilização e credibilidade no contexto nacional, bem como a sua importância nos âmbitos educativo, clínico e científico. Num segundo estudo fomos procurar saber como evoluem as atividades motoras das crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 48 meses de vida e perceber a relação que existe entre as habilidades motoras globais, as habilidades motoras finas e a idade. Fizeram parte da amostra 405 crianças. Os resultados demonstraram que há uma melhoria destas habilidades à medida que as crianças vão crescendo, salientando-se melhores resultados na Motricidade Fina. No 3º estudo, procuramos saber se variáveis, como a presença de irmãos e o tipo de parto no nascimento, influenciam o desenvolvimento motor das crianças nos primeiros 48 meses. Fizeram parte da amostra 405 crianças. Os resultados indicam que as crianças que têm irmãos apresentam, em média, melhores resultados em todas as habilidades motoras (globais e finas), tal como as crianças que nasceram de parto eutócico, sendo essas diferenças mais significativas após os dois anos de idade. Esta tese de Doutoramento permite por um lado, disponibilizar um instrumento validado para avaliar o desenvolvimento motor das crianças Portuguesas entre os 12 e os 48 meses e que pode ser usado por profissionais da área da saúde e da educação e por outro lado, contribui para um melhor conhecimento do desenvolvimento motor das crianças nesta faixa etária pouco estudada.