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MALAVOLTA DE LOS RIOS LOPES, LÍGIA CIBELE

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  • Educar em Ciência com e para a Cidadania
    Publication . Cao Míguez, Ana Belén; Lopes, Lígia; Mogo, Sandra; Soares, Sandra
    É com grande prazer que apresentamos este livro, resultante do XX Encontro Nacional de Educação em Ciências / VI International Seminar of Science Education, realizado na Universidade da Beira Interior (UBI), de 18 a 20 de janeiro de 2024. Organizado pelo Departamento de Física da FCUBI (Faculdade de Ciências da UBI) e pela APEduC (Associação Portuguesa de Educação em Ciências), este evento reuniu uma ampla comunidade de especialistas na área da Educação em Ciências, desde docentes do Ensino Básico ao Superior, até investigadores e estudantes das mais diversas áreas científicas. Ao longo desses dias, testemunhámos uma partilha interdisciplinar de ideias, experiências e conhecimentos, enriquecendo assim o panorama educacional e científico do nosso país. [...]
  • Developing competencies through flow, gamification and cultural integration: an analysis of the potential of games in teaching/learning
    Publication . Lopes, Lígia; Schreurs, Sonja; Licour, Caroline; Soares, Sandra
    Much has been done to recover from the effects of the COVID-19 pandemic on school and university education, both in filling gaps in learning and in social integration and motivation of students post-pandemic. The need to transition from conventional teaching to remote learning has led students and teachers in a spiral of evolution in the development of digital skills due to the urgent adaptability required by the situation. The search for new technologies and didactics that seemed difficult at the time because many were not yet expecting such a sudden change, now takes advantage of that experience to create projects and courses that allow for accelerated recovery and thus transform what was once a complicated task into a new perspective on teaching and learning. One of these ways is the use of epistemic games and gamification to maintain ‘flow’. Flow is a combination of skill development through challenges and the pleasure of completing tasks. In this work, we will discuss a project that, with the union of remote and face-to-face teaching & learning, allowed university students to use the knowledge received during an intensive course on environmental radiation to design an escape room-style game with the aim of teaching students at other levels of education. CERAMUG, a Blended Intensive Programme (BIP) in partnership with ERASMUS+, aimed at two-way learning, to learn to use specific instruments for measuring natural environmental radiation and to teach, through a game, the existence of this natural radiation in order to inform and raise awareness of high school students on the subject. The aim of this course was to promote the development of competencies that allow students to succeed in their future professional challenges. The impact of the project is not only the innovative experience for students to learn specialized nuclear measurement techniques, but also to encourage other employability competencies and digital skills necessary for their careers, as well as promoting integration among students from different cultures and countries.
  • Lecionar através de métodos não convencionais: uma investigação sobre a abordagem lúdica no ensino
    Publication . Lopes, Lígia Cibele Malavolta de Los Rios; Soares, Sandra da Costa Henriques
    A dificuldade dos estudantes, na fase escolar correspondente ao 3º ciclo do ensino básico, em entender os conceitos de Física, não está relegado ou deixado a cargo da má conduta dos docentes, mas pode-se considerar que está relacionada com o facto da introdução desajustada de conceitos abstratos, em etapas do desenvolvimento cognitivo da criança, que ainda não está completamente estabelecido. A conceção de que o peso é uma massa e a massa é o volume dos objetos, é algo incutido no quotidiano e torna-se complexa a reversão deste conceito. Novas vias de transformação no ensino são, atualmente, temáticas pertinentes e o uso de recursos lúdicos durante as aulas promovem a motivação e o interesse em aprender utilizando uma linguagem mais próxima e adequada para a idade. Neste trabalho pretendeu-se investigar o impacto dos conceitos de força, peso e massa na aprendizagem, através de uma abordagem não convencional de ensino pela utilização de dois jogos especialmente criados para tal. Este estudo consiste em comparar os resultados dos testes avaliativos aplicados a alunos do 7º ano de escolaridade do ensino básico em três instituições de ensino da região da Beira Interior, sendo duas turmas de intervenção e duas de controlo. As principais diferenças encontradas entre as turmas prendem-se com a forma como responderam às questões avaliativas e na melhoria significativa de aprendizagem, obtendo seis vezes mais respostas corretas para uma mesma questão após a intervenção com o jogo. Esta abordagem abre uma nova forma de ensino sem precedentes e com muitas oportunidades de exploração e inovação, quiçá revolução. Compreender como essas dinâmicas podem ser utilizadas na sala de aula sem perder o foco no ensinar talvez seja o novo desafio dos atuais docentes.