Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Colins de Carvalho, Alfredo Taunay

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Gênero e representatividade
    Publication . Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; Pereira, Ana Catarina dos Santos
    A pesquisa aqui apresentada demonstra as formas como os festivais de cinema queer contribuem para a produção, exibição e debate em torno dos filmes do gênero. Nosso objeto de estudo para responder à pergunta de partida são os festivais Queer Lisboa, que se realiza anualmente em Portugal, e a Mostra New Queer Cinema, no Brasil. Como técnica de investigação utilizada, os festivais escolhidos foram analisados pela vertente do método hermenêutico, técnica que se configura como a metodologia da interpretação. Aplicamos este método para analisar e interpretar os relatórios, catálogos, sites dos eventos e entrevistas semiestruturadas com os produtores. São apresentados também alguns conceitos importantes para melhor compreensão do tema, como o conceito de Cinema Queer, heteronormatividade, sexo, gênero e sexualidade. A pesquisa foi dividida em três capítulos: 1 - Teoria Queer – Breve Introdução, onde é apresentado um sumário histórico da Teoria Queer; 2 – O Cinema e a Teoria Queer, para introduzir o conceito, analisá-lo e identificar as principais características destes filmes; 3 – Brasil e Portugal na Rota dos Festivais de Cinema Queer, onde é revelada a análise dos dois festivais estudados.
  • De Nova Iorque Ao Brasil Profundo: O Queer No Cinema De Karim Aïnouz
    Publication . Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; Pereira, Ana Catarina dos Santos; Oliveira, João Manuel de
    Atualmente se percebe que há uma tendência em denominar de Cinema Queer os filmes antes conhecidos como LGBT. Mas Queer e LGBT são a mesma coisa? Ou há uma distinção entre eles? Se há, qual ou quais seriam? Esta tese tem o objetivo de analisar teorias e práticas do Queer no cinema a partir de obras selecionadas do cineasta brasileiro Karim Aïnouz. Foi avaliado se o uso do termo Queer na sua prática cinematográfica está em consonância com os Estudos Queer. A escolha por esse cineasta brasileiro se justifica pelo fato de possuir mais de um filme “validado” por festivais, pela crítica e por profissionais do mercado cinematográfico como Queer, sendo uma referência no que diz respeito ao denominado Cinema Queer no Brasil. Os filmes selecionados para análise foram: Seams (1993); Madame Satã (2002); O Céu de Suelly (2006); O Abismo Prateado (2011); Praia do Futuro (2014) e A Vida Invisível (2019). Todos eles são obras de ficção. À exceção de Seams (único curta), todos os restantes são longas-metragens. Em síntese, trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso cruzado de múltiplas abordagens, nomeadamente a revisão de literatura, destinada a subsidiar a parte teórica, e a etnografia de tela, somada à Teoria de Cineastas, que norteiam a parte empírica do estudo. Como resultados, apontamos que as obras fílmicas analisadas de Karim Aïnouz nesta tese, podem ser enquadradas no denominado Cinema Queer.