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- Mobilidade Docente e Identidade ProfissionalPublication . Rodrigues, Mário Carlos; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesOs professores portugueses dos ensinos básico e secundário estão sujeitos, nos últimos anos, a pressões de dia para dia cada vez mais sufocantes, que introduzem elementos de grande tensão na vida de cada um. De entre os fatores que têm contribuído para aumentar as fontes de tensão destacamos um, muito noticiado, muito discutido, mas pouco estudado, a mobilidade a que está sistematicamente sujeita uma parte relevante dos professores. O tema desta investigação é centrado nas implicações da mobilidade docente na formação e construção da identidade profissional do professor. Para a concretização deste propósito optámos por uma abordagem qualitativa, desenvolvendo a investigação mediante dois estudos sequenciais, o primeiro, com caráter exploratório, consistiu na pesquisa, recolha, seleção e análise de conteúdo de notícias e reportagens, emitidas pelos principais canais de televisão portuguesa, entre 2011 e 2018, abordando a temática em estudo, o segundo, numa perspetiva fenomenológica, teve por base a realização de entrevistas semiestruturadas, numa perspetiva de história de vida profissional, a um conjunto de professores com um historial de mobilidade, confirmada pela análise documental dos seus registos biográficos. Em ambos os estudos os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo com recurso ao software WebQDA. A forma como o professor vivencia a sua profissão, bem como as expetativas acerca do seu desenvolvimento, são aspetos que, ao evoluírem no tempo, influenciam na construção da identidade profissional. Das conclusões destacamos que, perante uma situação de mobilidade frequente, cuja dimensão inicialmente não perspetivavam, os professores vão vivenciando sentimentos e emoções que, associados à precariedade e instabilidade vivida, são geradores de mal-estar, com reflexos na profissionalidade. A mobilidade impacta na motivação pessoal e profissional dos professores; no desempenho profissional; na relação com a comunidade; no compromisso com os projetos educativos e no desenvolvimento profissional. Os professores revelam alguma frustração e algum desencanto em relação à profissão, resultante da mobilidade a que têm sido submetidos, cuja continuidade perspetivam como uma inevitabilidade, mas também em relação a outros aspetos que afetam a escola, salvaguardando, no entanto, o gosto pela profissão e manifestando perseverança, dedicação e profissionalismo.
- O portefólio enquanto instrumento de (auto)avaliação docente: imagens, concepções e representações dos professoresPublication . Rodrigues, Mário Carlos; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesEste estudo surge no âmbito do decorrer da implementação do modelo de avaliação de desempenho dos professores portugueses, onde o portefólio é apresentado como um dos suportes possíveis. Trata-se de uma situação nova, quer no que diz respeito à avaliação de desempenho docente, quer ao nível da utilização do portefólio para esse fim. Neste contexto, pretendemos aferir as representações dos professores relativamente ao portefólio enquanto instrumento de avaliação do seu desempenho. Com este objectivo, foi desenvolvido um estudo de caso, de natureza qualitativa, junto de um conjunto de professores de uma escola pública portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Entre as conclusões do estudo destacamos o facto dos professores entenderem o portefólio mais como um produto que consubstancia uma prática e menos como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional; reconhecerem a importância da reflexão, vendo-a como um meio de questionamento permanente da prática; reconhecerem a importância da partilha e do trabalho colaborativo; reconhecerem ao portefólio um carácter dinâmico, numa perspectiva de constante renovação; apresentarem reservas à sua utilização na avaliação docente; atribuírem importância ao portefólio enquanto instrumento de auto-avaliação e de auto-regulação, numa perspectiva de aperfeiçoamento contínuo e de balanço do trabalho desenvolvido.