Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Abreu, Rúben Almeida de

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Os efeitos do uso do estilo comando, prática e descoberta guiada na lecionação de uma Unidade Didática de Basquetebol
    Publication . Abreu, Rúben Almeida de; Ferraz, Ricardo Manuel Pires
    O presente documento, elaborado no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico do 2º ciclo de estudos, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O estágio decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo de 2024/2025, e constituiu uma etapa fundamental na consolidação das competências profissionais necessárias para a prática docente. Este documento encontra-se dividido em dois capítulos principais. O primeiro, “Intervenção Pedagógica”, descreve a atuação desenvolvida nos diferentes níveis de ensino (2.º, 3.º ciclo e ensino secundário) abordando o planeamento, a gestão do processo ensino aprendizagem, as estratégias de avaliação, bem como a participação no Desporto Escolar, na assessoria à Direção de Turma e na integração no contexto escolar. O segundo capítulo, “Investigação e Inovação Pedagógica”, apresenta um estudo realizado no âmbito da Unidade Didática de Basquetebol, que teve como objetivo analisar os efeitos da utilização dos estilos de ensino Comando, Prática e Descoberta Guiada no desenvolvimento do desempenho técnico-tático dos alunos do 10.º ano. Através da aplicação do instrumento de observação GPAI, os resultados evidenciaram melhorias significativas em todos os grupos, verificando-se uma tendência para progressos mais expressivos no grupo submetido ao estilo da Descoberta Guiada, demonstrando o potencial deste modelo na promoção de aprendizagens mais significativas.