Repository logo
 
Publication

SĂ­ndrome de Asperger: qualidade de vida e rendimento escolar na adolescĂȘncia

dc.contributor.advisorCorreia, Paula Cristina Moreira Antunes
dc.contributor.authorCardoso, Ana Patrícia SimÔes
dc.date.accessioned2012-12-12T15:24:00Z
dc.date.available2012-12-12T15:24:00Z
dc.date.issued2011-10
dc.description.abstractObjectivos: Avaliar se existe diferença estatisticamente significativa entre Qualidade de Vida (QV) e Rendimento Escolar de adolescentes com SĂ­ndrome de Asperger (SA), comparativamente a adolescentes sem distĂșrbio neuro-psiquiĂĄtrico conhecido. Material e MĂ©todos: Estudo observacional descritivo transversal entre 1) casos: adolescentes com SĂ­ndrome de Asperger, com idades entre 13 e 20 anos, inscritos na APPDA de Viseu ou na APSA; e 2) controlos: adolescentes da mesma faixa etĂĄria a frequentar os ensinos bĂĄsico ou secundĂĄrio da Escola SecundĂĄria Afonso de Albuquerque. Para facilitar a recolha dos dados, construiu-se um questionĂĄrio intitulado “QuestionĂĄrio de Qualidade de Vida e Rendimento Escolar”, estruturado em 3 partes: Dados SociodemogrĂĄficos, Rendimento Escolar e Qualidade de Vida. Resultados: A idade mĂ©dia dos adolescentes com SA foi de 17,00±2,55 anos, sendo a maioria do gĂ©nero masculino (60%). Rendimento Escolar: o nĂșmero de reprovaçÔes escolares foi superior, em mĂ©dia, no grupo dos casos (casos: 0,80±0,18; controlos: 0,28±0,57); a autopercepção como estudante foi inferior, em mĂ©dia, nos adolescentes com SA (casos: Suficiente, 3,20±0,45; controlos: Bom, 3,88±0,75). Qualidade de Vida: os adolescentes com SA, tal como os controlos, apresentaram uma Boa percepção global de QV (casos: 4,00±0,00; controlos: 4,02±0,62) e mostraram-se Satisfeitos face Ă  sua percepção global de saĂșde (casos: 4,40±0,89; controlos: 4,14±0,90). ConclusĂŁo: Comparativamente aos jovens do grupo de controlos, os adolescentes com SA nĂŁo demonstraram um prejuĂ­zo significativo na sua QV global. No entanto, apresentaram um nĂșmero de reprovaçÔes escolares superior e classificaram-se, enquanto estudantes, numa categoria inferior.por
dc.description.abstractPurpose: To evaluate the existence of a significant statistical difference between the Quality of Life (QOL) and the School Performance of adolescents with AspergerÂŽs Syndrome (AS), compared to adolescents without known neuro-psychiatric disorder. Material and Methods: A cross-sectional study between 1) cases: adolescents with Asperger’s Syndrome aged between 13 and 20 years registered in Viseu’s APPDA or APSA; and 2) controls: adolescents of the same age group attending primary or secondary school in Escola SecundĂĄria Afonso de Albuquerque. To simplify dataÂŽs collection, it was created a questionnaire named “QuestionĂĄrio de Qualidade de Vida e Rendimento Escolar na AdolescĂȘncia”, structured in 3 parts: Demographic Data; School Performance; and Quality of Life. Results: The average age of the adolescents with AS was 17,00±2,55 years, with male gender predominance (60%). School Performance: The number of school failure was higher, on average, in the cases’ group (cases: 0,80±0,18, controls: 0,28±0,57); the student selfperception was lower, on average, in the adolescents with AS (cases: Suficient, 3,20±0,45, controls: Good, 3,88±0,75). Quality of Life: adolescents with AS, similarly to controls, showed a Good overall perception of QOL (cases: 4,00±0,00, controls: 4,02±0,62) and they were Satisfied with their overall perception of health (cases: 4,40±0,89, controls: 4,14±0,90). Conclusion: Adolescents with AS didnÂŽt show a significant impairment in their overall QOL. However, they showed a higher rate of schoolÂŽs failure, and they were classified, as students, in a lower category, when compared to the group of controls.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/829
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectSĂ­ndrome de Aspergerpor
dc.subjectSĂ­ndrome de Asperger - Adolescentes - Qualidade de vidapor
dc.subjectSĂ­ndrome de Asperger - Adolescentes - Rendimento escolarpor
dc.titleSĂ­ndrome de Asperger: qualidade de vida e rendimento escolar na adolescĂȘnciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhĂŁpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
SĂ­ndrome de Asperger - Qualidade de Vida e Rendimento Escola.pdf
Size:
466.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: