Repository logo
 
Publication

Curta-metragem "O homem que remava o barco"

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorCastello Branco, Patrícia Catarina Rosa Silveirinha Pinto de
dc.contributor.authorRosa, Bruno António da Fonseca
dc.date.accessioned2016-02-10T11:18:21Z
dc.date.available2016-02-10T11:18:21Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractSe interpretarmos a câmara de filmar como um olho surreal e subjetivo, a variação dos enquadramentos cria zonas centradas de perceção, imagens que o nosso olho poderia nunca ver. O cinema é assim, o meio que permite mudar de zona de perceção, uma espécie de óculo moral do mundo. E por essa razão que vamos ao cinema e somos capazes de ver o mesmo filme, ou rever a mesma história, várias vezes. Devido ao movimento cinematográfico, aliado á experiência subjetiva de cada um (experiência de vida e experiência absortiva), é-nos possível criar diferentes perceções de uma imagem. O prazer de ver, mas ver de outro modo. Este projeto é o culminar de um período de aprendizagem sobre linguagem e técnica cinematográficas. Na sua essência é uma adaptação (um novo olhar, uma nova perceção) de um conto popular, com origem na Beira Baixa, e que se encontra no livro de José Carlos Duarte "Histórias e Superstições da Beira Baixa", 2008. Ao longo deste relatório iremos analisar as diferentes fases de interpretação e criação da curta-metragem, juntamente com as opções técnicas e estéticas.
dc.description.abstractIf we interpret the camera as a surreal and subjective eye, the variation of the frameworks creates centered of perception, images that our eyes could never see. Cinema is the mean that changes the zone of perception, a kind of moral telescope of the world. It is for this reason that we go to the movies and are able to see the same movie, or revise the same story several times. Due to the cinematic movement associated with the subjective experience of each one of us (life experience and absorptive experience), we are able to create different perceptions of an il11age. The pleasure of seeing, but seeing otherwise. This project is the culmination of a period of learning about film language and technique. At its core, is an adaptation (a new look, a new perception) of a folk tale, originating in Beira Baixa, that is in the book by José Carlos Duarte "Stories and Superstitions of Beira Baixa", 2008. Throughout this report we will examine the different stages of interpretation and creation of a short film, as well as technical and aesthetic options.
dc.identifier.tid201017156
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/4000
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMoura, José Carlos Duarte - Histórias e sugestões da Beira Baixapt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectProjecto cinematográfico - Relatóriopt_PT
dc.subjectCurta-metragem - Produçãopt_PT
dc.titleCurta-metragem "O homem que remava o barco"pt_PT
dc.title.alternativeRelatório de projecto
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Cinemapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 6
No Thumbnail Available
Name:
Ficha do Filme.pdf
Size:
395.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Making Of.mp4
Size:
404.71 MB
Format:
Unknown data format
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio de Projecto.pdf
Size:
16.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Still001.tif
Size:
7.92 MB
Format:
Tag Image File Format
No Thumbnail Available
Name:
Still002.tif
Size:
7.92 MB
Format:
Tag Image File Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: