Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O conto tradicional em contexto sala de aula

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de estágio versão definitiva.pdf8.81 MBAdobe PDF Download
Anexos.pdf3.14 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho pretende salientar a utilidade e atualidade do conto a vários níveis: enquanto estimulante da imaginação, como promotor nato de bons hábitos de leitura e veículo de transmissão de saberes sociais, culturais e afetivos. Por esse fato, os contos são uma excelente matéria-prima e, trabalhados em termos pedagógicos, criam pontes entre os diferentes momentos e etapas da vida do aluno. Todas estas caraterísticas levaram a que nos interessássemos pela análise dos manuais escolares de Espanhol Língua Estrangeira, com os quais trabalhámos no Estágio, em busca da sua presença e de propostas de trabalho elaboradas com base nessa tipologia textual. Esses manuais constituem um material de apoio ao professor e ao aluno imprescindível ao seu trabalho e estudo diário, pelo que é importante atestar a qualidade e pertinência das atividades que apresentam. Esta pesquisa não aparece de forma isolada, mas integrada num Relatório de Estágio, num contexto de prática pedagógica. Deste modo, a análise dos manuais assume uma relevância maior, por ser mais pessoal e feita tendo por base os principais documentos que regem o processo de ensino/aprendizagem. É também pessoal a reflexão que fizemos sobre a prática pedagógica que realizámos na Escola Básica dos Segundo e Terceiro ciclos de Tortosendo e que inclui a caracterização da escola e das turmas, as aulas assistidas, respectivas planificações e materiais, atividades extracurriculares e uma apreciação final sobre todo este percurso.

Description

Keywords

Ensino de línguas - Prática pedagógica Ensino de línguas - Conto Conto - Educação Conto - Imaginação Conto - Hábitos de leitura

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue