Repository logo
 
Publication

Primeira lei da termodinâmica

dc.contributor.advisorParada, Paulo André de Paiva
dc.contributor.authorMartins, Maria João Gonçalves
dc.date.accessioned2015-04-02T16:23:54Z
dc.date.available2015-04-02T16:23:54Z
dc.date.issued2013-06
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO estudo resgata informações históricas que mostram que no final do século XIX já se considerava difícil afirmar quem teria descoberto o princípio da equivalência entre calor e trabalho e como as meticulosas pesquisas experimentais de Joule permitiram a demonstração da equivalência de diferentes tipos de energia e contribuíram de forma definitiva para a formulação da Primeira Lei da Termodinâmica. Faz alusão à Educação e o Século XXI, assim como à importância das Atividades Experimentais no ensino regular. Apresentam-se dois planos de aula de ensino secundário, 10.º ano, um relativo à componente de química, que se refere à lecionação do tema “Ângulo de ligação e geometria das moléculas” incluído na subunidade “Moléculas na troposfera: espécies maioritárias e vestigiais” da unidade “Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria” e o outro, relativo à componente de física, refere-se à lecionação do tema “Primeira Lei da Termodinâmica” incluído na subunidade “Energia no Aquecimento/Arrefecimento de Sistemas” da unidade “Sol e Aquecimento”. São também mencionadas as várias Atividades Curriculares e de Complemento Curricular desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária com 3.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas do Fundão no decorrer do ano letivo 2012/2013.por
dc.description.abstractThis study presents historical information showing that by the end of the XIX century it was already considered difficult to state who in fact first discovered the principle of equivalence between heat and work, and how meticulous experimental research by Joule allowed the equivalence of different forms of energy to be demonstrated, and thus decisively contributed to the formulation of the first law of thermodynamics. Education in the XXI century is considered, as is the importance of experimental activities in normal learning. Two lesson plans for 10th grade secondary education are presented, one for the chemistry component of the program, which exemplifies how to teach the theme “Bond angles and molecular geometry”, which is included in the subunit “Molecules in the troposphere: major and trace species” of the unit “Earth’s Atmosphere: Radiation and Matter”. The other lesson plan is for the physics component of the program, and shows how to teach the theme “The First Law of Thermodynamics”, which is included in the subunit “Energy in the Heating/Cooling of Systems”, of the unit “The Sun and Heating”. Also mentioned are the various Curricular Activities and Curriculum Supplement Activities developed during the supervised teaching practice at the Secondary School with the 3rd cycle of Basic Education of the Fundão Group of Schools, during the 2012/2013 school year.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3188
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino da física e química - Plano de aulapor
dc.subjectEnsino da física e química - Actividades curricularespor
dc.titlePrimeira lei da termodinâmicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
2.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: