Repository logo
 
Publication

Stress e Burnout na Classe Docente

dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.authorBraz, Micaela Nogueira
dc.date.accessioned2014-11-18T17:28:09Z
dc.date.available2014-11-18T17:28:09Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente estudo pretende avaliar stress e burnout, identificando qual o grupo de professores que mais experiencia Stress Ocupacional e/ou Burnout, tendo como variáveis independentes, a faixa etária dos docentes e os anos de serviço. Participaram no estudo 139 professores de vários grupos disciplinares, a lecionar desde o pré-escolar ao ensino secundário, sendo 82% dos participantes do sexo feminino e 17,3% do sexo masculino. As idades variaram entre os 30 e os 64 anos, com uma média de praticamente 50-54 anos. A média de anos de serviço variou entre 5 e 39 anos (M=25). Verificamos que a maioria dos professores, (48,2%) lecionam mais do que um nível de ensino. Relativamente aos outros níveis de ensino, 14.4% lecionam apenas o 2º ciclo, 13,7% o 1ºciclo, 5,8% o secundário, 4,3% os cursos profissionais e por fim, 3,6% o pré-escolar. Para recolha de dados foram utilizados vários instrumentos, um questionário sócio-demográfico, o Questionário de Stresse nos Professores (QSP) e o questionário SMBM/MBSM, desenvolvido com o objetivo de avaliar os níveis de “burnout” (esgotamento) no trabalho. Os resultados obtidos apontam para a existência de diferenças estatisticamente significativas nas variáveis independentes faixa etária e anos de serviço tanto a nível das variáveis fadiga física bem como ao nível do stress. Assim conclui-se que as variáveis independentes faixa etária e anos de serviço apresentam-se como variáveis relevantes para um melhor conhecimento sobre stress e burnout na classe docente, pelo que se espera que este estudo possa servir de sensibilização e reflexão para as instituições educativas e patronais para a importância duma melhoria na qualidade de vida dos seus docentes, enriquecendo o ambiente de trabalho. A este propósito, Jesus (2005) defende a formação de professores como um campo de investigação e de intervenção essencial para a promoção e implementação de medidas e estratégias preventivas promotoras do bem-estar docente.por
dc.description.abstractThe present study aims to assess stress and burnout, identifying which group of teachers who experience more Occupational Stress and / or Burnout, as independent variables, age and years of teaching service. This essay was based on the testimony of 139 teachers from different school subjects. The selected teachers were from the kindergarten to the secondary level (82% female and 17% male). They were between 30 and 64 years old, with an average of 50-54 years. The years in service varied from 5 to 39 years. Most of the teachers (48,2%) teaches more than one grade level. As far as the other grade levels are concerned, 14,4% of the teachers teach only the preparatory level, 13,7% teach the primary level, 4,3% teach professional courses and 3,6% teach the kindergarten. To collect the data I used several tools: a socio-demographic questionnaire, the Questionnaire of Stress in Teachers (QST) and the questionnaire SMBM/MBSM, made with the intention of evaluating the levels of “burnout” (exhaustion) at work. The results show that there are statistically significant differences in the independent variables of age group and years in service either in physical fatigue or in stress. So, I must conclude that the independent variables of age group and years in service are the most relevant variables to let us have a better knowledge about stress and burnout in teaching class. I hope this study may be an awareness and reflection to the educational and employers institutions to the importance of giving their teachers a better quality of life, enriching the working environment. As far as this is concerned, Jesus (2005) stands up for the formation of teachers, a research and intervention field essential to the promotion and implementation of preventing measures and strategies that may promote the welfare of the teacher.
dc.identifier.tid201276500
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2660
dc.language.isoporpor
dc.subjectCopingpor
dc.subjectStresspor
dc.titleStress e Burnout na Classe Docentepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
HOJE.pdf
Size:
755.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: