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Advisor(s)
Abstract(s)
A
Matemática
pode
ser
definida
como
uma
ciência
rigorosa
e
precisa
que
tem
por
objectivo
medir
grandezas
e
as
suas
propriedades.
No
entanto,
também
pode
ser
definida
como
a
ciência
do
conhecimento
e
da
aprendizagem.
Apesar
de
ainda
não
haver
um
consenso
quanto
à
sua
definição,
a
Matemática
está
permanentemente
em
desenvolvimento
e
a
evoluir
cada
vez
mais.
Segundo
José
Sebastião
e
Silva
“seria
possível
dizer
o
que
é
a
matemática
se
esta
fosse
uma
ciência
morta,
mas
a
matemática
é,
pelo
contrário,
uma
ciência
viva,
que
se
encontra
hoje,
mais
do
que
nunca,
em
rápido
desenvolvimento,
proliferando
cada
vez
mais
em
novos
ramos,
que
mudam
não
só
a
sua
fisionomia,
como
até
a
sua
essência”.
Um
dos
ramos
mais
antigos
da
matemática
e
que
tem
evoluído
ao
longo
dos
tempos,
é
a
Geometria.
Muitos
foram
os
matemáticos
que
contribuíram
para
a
sua
evolução
tais
como
Arquimedes,
Pitágoras,
Euclides.
Mais
recentemente,
Guass,
Riemann
e
outros
matemáticos
introduziram
vários
conceitos
e
diversos
métodos
na
resolução
de
problemas
interessantes
da
Geometria.
As
construções
geométricas
com
régua
não
graduada
e
compasso,
são
um
dos
temas
mais
antigos
e
importantes
da
Geometria
de
Euclides.
Os
três
problemas
clássicos
da
geometria
são
exemplos
de
alguns
enigmas
que
desafiaram
várias
gerações
de
matemáticos.
Um
resultado
da
Geometria
Euclidiana
que
foi
aparentemente
ignorado
pelos
gregos,
pela
impossibilidade
da
trissecção
do
ângulo
e
que
apenas
foi
descoberto
no
século
XX,
é
o
Teorema
de
Morley.
O
teorema
afirma
que
os
três
pontos
de
intersecção
das
trissectrizes
adjacentes
de
um
triângulo
qualquer
são
vértices
de
um
triângulo
equilátero.
Este
resultado
tem
vindo
a
ser
redescoberto
por
vários
matemáticos,
não
só
pela
sua
simplicidade
e
beleza,
mas
também
pelo
interesse
que
despertou
no
mundo
da
matemática.
O
teorema
descoberto
pelo
professor
Frank
Morley,
não
foi
tornado
público
logo
após
a
sua
descoberta,
mas
pensa-se
que
foi
por
volta
de
1900.
A
primeira
vez
que
se
mencionou
o
teorema
na
literatura
foi
num
problema
proposto
por
E.
J.
Ebden,
na revista
The
Educacional
Times
em
1908.
Foram
ainda
publicadas
três
soluções
na
mesma
revista,
uma
trigonométrica
por
M.
Satyanarayana
e
duas
envolvendo
apenas
geometria
plana,
uma
apresentada
por
Naraniengar
e
outra
por
W.
F.
Beard.
Mais
tarde,
em
1913,
F.G.
Taylor
e
W.
L.
Marr
publicaram
na
Sociedade
Matemática
de
Ediburgo
o
artigo,
“Six
trisectores
of
each
of
the
angles
of
a
triangle”,
onde
provaram
o
teorema,
apontando
a
descoberta
deste
ao
professor
Morley.
Outros
artigos
interessantes
surgiram
no
ano
de
1923,
J.
M.
Child
apresentou
uma
prova
geométrica
e
R.
Bricant
apresentou
duas
provas,
uma
baseada
em
conceitos
elementares
da
geometria
e
outra
usando
números
complexos.
Apenas
em
1924,
Frank
Morley
publicou
no
jornal
da
Associação
Matemática
do
Japão
para
o
ensino
secundário,
o
artigo
“On
the
intersections
of
the
trisectores
of
the
angles
of
a
triangle”.
Ainda
em
1927,
Philip
Franklin,
relacionou
a
Recta
de
Simson,
o
Teorema
de
Morley
e
a
hipociclóide
de
três
cúspides
de
um
triângulo.
A
demonstração
do
Teorema
é
apresentada
em
meia
dúzia
de
linhas
no
livro
Inversive
Geometry
em
1933,
cujos
autores
são
Frank
Morley
e
seu
filho
F.
V.
Morley.
O
presente
trabalho
tem
como
objectivo
desenvolver
o
estudo
realizado
por
Frank
Morley.
Numa
fase
inicial
deste
estudo,
será
abordada
a
vida
e
obra
do
matemático
que
deu
nome
ao
teorema.
Serão
ainda
analisados
alguns
resultados
auxiliares
ao
estudo
a
ser
desenvolvido.
No
primeiro
capítulo,
iremos
apresentar
o
teorema
e
serão
analisadas
duas
possíveis
demonstrações,
sendo
uma
geométrica
apresentada
por
M.T.
Naraniengar
e
outra
baseada
em
alguns
conceitos
básicos
de
trigonometria.
Ainda
neste
capítulo
iremos
estudar
algumas
generalizações
do
teorema,
bem
como
algumas
propriedades
interessantes.
No
segundo
capítulo,
será
apresentada
e
estudada
outra
versão
do
teorema,
que
envolve
paralelogramos.
No
capítulo
seguinte
será
apresentado
um
breve
estudo
sobre
os
Polígonos
de
Morley.
Posteriormente,
no
último
capítulo,
será
apresentada
uma
proposta
de
trabalho
com
o
objectivo
de
aplicar
o
teorema
ao
ensino
do
3º
Ciclo
da
Matemática.
Na
fase
final,
será
feita
uma
reflexão
sobre
o
trabalho
elaborado,
aqui
apresentado
e
analisado.
Description
Keywords
Paralelogramo Polígonos de Morley
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior