Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Construção de Comunidades Leitoras

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5519_11212.pdf12.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo remete para o entendimento acerca do desenvolvimento de competências literárias e literácitas dos alunos nas Escolas do 2º Ciclo do Ensino Secundário de Angola, com particular realce da província de Luanda, numa perspetiva de interculturalidade e promoção da leitura e visa, essencialmente, contribuir para responder ao atual desafio do Estado angolano na formação de leitores competentes como uma das principais estratégias para a redução dos níveis de iliteracia em todo o país, contribuindo de igual modo para a formação de alunos e cidadãos capazes de olharem para um texto, para uma obra literária, de forma analítica, sintética, crítica e produtiva. Assim, baseando-nos nos principais modelos teóricos e pedagógicos existentes na especialidade sobre a promoção da leitura, apresentamos como proposta, nessa dissertação, a narrativa infanto-juvenil do escritor angolano Ondjaki, Ynari: a menina das cinco tranças, recorrendo a aspetos didáticos inovadores e no modelo do Whole Language Approach. Para a intervenção, foram selecionados vários agentes de literacia como bibliotecários, Mediateca, o Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), Órgãos da comunicação social e professores de Português. A estes intervenientes foram aplicados inquéritos por questionários, cuja amostra total foi de quarenta inqueridos. O presente estudo permitiu reconhecer que o trabalho que tem sido realizado junto de algumas Instituições de literacias não tem dado a resposta eficaz para a formação de leitores competentes e, consequentemente, diminuir os níveis de iliteracia no país, associando-se a este facto a ausência de um Plano Nacional de Leitura (PNL), bem como a realidade de que alguns docentes do 2º Ciclo do Ensino Secundário que não valorizam certos aspetos relacionados com a didática da literatura infanto-juvenil, proporcionadores de motivação para a leitura e consequente formação de leitores. Nesta conformidade, a nossa dissertação deve ser vista, essencialmente, como um trabalho inicial que traz um quadro teórico e metodológico delineado a partir dos contributos de autores de didáticas inovadoras que visa colocar à disposição dos professores de Português, de Literatura, dos Gestores bibliotecários e da sociedade em geral uma mais valia que sirva de apoio em trabalhos sobre a promoção e formação de leitores competentes. Surge, assim, uma reflexão no contexto angolano sobre a definição de um cânone literário e de um Plano Nacional de Leitura.
The present research refers to the understanding about the development of the pupils’ literary and literacy abilities during the 2nd Cycle of Secondary Education in Angola, with particular focus on those of Luanda province, in an intercultural and reading promotion perspective and it aims to contribute, essentially, to give a positive answer to the current challenge of the Angolan State in the education of qualified readers as one of the main strategies to decline the illiteracy level all over the country, contributing at the same time for the education of pupils and citizens able to look at a text, a literary work, in an analytical, synthetic, critical and productive way. Thus, based on the main theoretical and pedagogical models there are, in this field of expertise, about the reading promotion, we present as proposal, in this dissertation, the Ondjaki's youth narrative Ynari: a menina das cinco tranças, invoking innovative didactics aspects and the Whole Language Approach model. For the action, we selected several literacy agents, such as: libraries, media libraries, National Institute for Training of Staff from Education, National Institute of Educational Research and Development, local media and Portuguese teachers. Some surveys by questionnaires were applied to these actors and the complete sample was forty people. The present research made possible to acknowledge the insufficient result of the activities that some literacy institutions accomplish, in terms of qualified readers education and, also, declining the illiteracy levels of the country. We can attach the lack of a national reading plan to these facts, as well as the situation that some 2nd Cycle of the Secondary Education teachers do not appreciate some aspects related to the Didactics of Youth Literature that provide motivation for reading, therefore, educate readers. In accordance with this, our dissertation can, essentially, be seen as a research that brings a theoretical and a methodological framework outlined from the contributions of innovative didactics authors that aim to provide an added value for Portuguese teachers, Literature teachers, library and, in general, society managers support when working on the promotion and education of qualified readers. So, a discussion about the literary canon and a national reading plan, in Angolan context, emerges.

Description

Keywords

Ensino-Aprendizagem Formação de Leitores Interculturalidade Leitura Literacia Promoção da Leitura

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue