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- A Aplicação das Regras do Acordo Ortográfico no Léxico das Disciplinas de Ciências Exatas no 2º Ciclo do Ensino Secundário em AngolaPublication . Muassangue, Baptista; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarA presente dissertação, realizada no âmbito de Mestrado em Estudos Didáticos, Culturais, Linguísticos e Literários, pretende analisar a aplicabilidade das Regras do Acordo Ortográfico de 1990 no Léxico das disciplinas de Ciências Exatas do 2º ciclo no Ensino Secundário em Angola, particularmente das disciplinas de Física, Química, Matemática e Introdução à Economia. O principal motivo que nos levou a estudar este tema está relacionado com a problemática do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, que tem sido palco de grande discussão em toda a esfera mundial dos países falantes da língua portuguesa, nomeadamente em Angola. Métodos explicativos, auxiliados por uma extensão de análise documental detalhada de manuais escolares, revisão literária e bibliográfica atinentes ao tema foram fatores determinantes para realização do nosso trabalho. Os principais resultados deste estudo revelaram que todos os manuais analisados acarretam alterações no léxico das disciplinas por forma a cumprirem o acordo ortográfico, em valores de número de páginas que variam entre 19% e 83%. O manual de Química de 10º ano, dada a especificidade de muitos termos da disciplina, apresenta o maior número de páginas que não cumprem o Acordo (159), e o manual de matemática, o menor número de páginas (37). Em todos os manuais, a manutenção da terminologia é uma constante, destacando-se, desta forma, a exequibilidade da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 às disciplinas do 2º ciclo do ensino secundário, em Angola.
- A Construção de Comunidades LeitorasPublication . Luís, Catarina Doroteia dos Santos Lima; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO presente estudo remete para o entendimento acerca do desenvolvimento de competências literárias e literácitas dos alunos nas Escolas do 2º Ciclo do Ensino Secundário de Angola, com particular realce da província de Luanda, numa perspetiva de interculturalidade e promoção da leitura e visa, essencialmente, contribuir para responder ao atual desafio do Estado angolano na formação de leitores competentes como uma das principais estratégias para a redução dos níveis de iliteracia em todo o país, contribuindo de igual modo para a formação de alunos e cidadãos capazes de olharem para um texto, para uma obra literária, de forma analítica, sintética, crítica e produtiva. Assim, baseando-nos nos principais modelos teóricos e pedagógicos existentes na especialidade sobre a promoção da leitura, apresentamos como proposta, nessa dissertação, a narrativa infanto-juvenil do escritor angolano Ondjaki, Ynari: a menina das cinco tranças, recorrendo a aspetos didáticos inovadores e no modelo do Whole Language Approach. Para a intervenção, foram selecionados vários agentes de literacia como bibliotecários, Mediateca, o Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), Órgãos da comunicação social e professores de Português. A estes intervenientes foram aplicados inquéritos por questionários, cuja amostra total foi de quarenta inqueridos. O presente estudo permitiu reconhecer que o trabalho que tem sido realizado junto de algumas Instituições de literacias não tem dado a resposta eficaz para a formação de leitores competentes e, consequentemente, diminuir os níveis de iliteracia no país, associando-se a este facto a ausência de um Plano Nacional de Leitura (PNL), bem como a realidade de que alguns docentes do 2º Ciclo do Ensino Secundário que não valorizam certos aspetos relacionados com a didática da literatura infanto-juvenil, proporcionadores de motivação para a leitura e consequente formação de leitores. Nesta conformidade, a nossa dissertação deve ser vista, essencialmente, como um trabalho inicial que traz um quadro teórico e metodológico delineado a partir dos contributos de autores de didáticas inovadoras que visa colocar à disposição dos professores de Português, de Literatura, dos Gestores bibliotecários e da sociedade em geral uma mais valia que sirva de apoio em trabalhos sobre a promoção e formação de leitores competentes. Surge, assim, uma reflexão no contexto angolano sobre a definição de um cânone literário e de um Plano Nacional de Leitura.
- A Formação de Escreventes no Ensino Primário em AngolaPublication . Rodrigues, Sérgio de Carvalho; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaA escola, em Angola, tem revelado dificuldades diversas na criação do gosto pela escrita e no seu ensino, ao longo de muitos anos. Um olhar sobre a problemática relativa à formação de escreventes, no ensino primário, aponta para uma realidade pouco confortável, ou seja, os alunos revelam pouca apetência para a capacidade de escrever. Pelo exposto, no âmbito desta pesquisa, considerou-se a pertinência de analisar a formação de escreventes, em Angola, no ensino primário. Assim, esta dissertação, na sequência de uma abordagem de investigação-ação, apresenta uma análise exaustiva dos programas e manuais de Língua Portuguesa do referido nível de ensino, no que concerne ao lugar da escrita, tendo em conta a competência compositiva. Dissertámos, a partir da distinção entre a linguagem oral e a linguagem escrita, para entrar no contexto problemático da aprendizagem da escrita em Angola, com um olhar atento no processo de ensino-aprendizagem do português como língua materna e do português como língua não materna, o que nos levou a enquadrar e operar conceitos teóricos relativos à aprendizagem de uma língua e à aprendizagem da escrita, cuja perspetiva metalinguística deu espaço a uma comparação de alguns dos seus modelos processuais. Quanto à análise referida, buscámos aferir as orientações metodológicas sobre o ensino da competência compositiva e o número de vezes que ela aparece, de modo a apresentar uma proposta didática e um ciclo de escrita, à luz de um ensino que se pretende centrado no aluno. Esta pesquisa permitiu concluir que o atual modelo de ensino da escrita não se tem mostrado eficaz e o lugar desta, nos programas e manuais, não tem sido suficiente para a formação de bons escreventes no ensino primário, em Angola.
- A Estrutura da Frase no Português Europeu e BrasileiroPublication . Suelela, David Jorge Lopes; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarAs línguas naturais caraterizam-se por serem dinâmicas e aparentemente estáveis. Além da mudança e estabilidade, apresentam-se como sistemas historicamente recursivos. A língua portuguesa não ficou paralisada no histórico século XIII e não se apresenta, em nenhuma fase e local da sua realização, como um sistema homogéneo, pois a sintaxe escrita do português europeu contém aspetos comuns e diferentes da sintaxe escrita do português brasileiro. O recurso a propostas teóricas e metodológicas seguras, como o funcionalismo europeu, a gramática diferencial e a linguística de corpus, tornou possível a elaboração de uma dissertação de natureza funcional cujo foco de abordagem consistiu, exclusivamente, em descrever e explicar os fenómenos atestados nos jornais Público e O Globo a partir de estruturas sintáticas equivalentes. Trata-se, portanto, de uma proposta de gramática de funções e não de uma gramática que se ocupa do que se deveria dizer em Portugal e no Brasil. Com efeito, o português europeu diferencia-se do português brasileiro nos mecanismos de indeterminação do sujeito, nas estruturas perifrásticas formadas com o verbo auxiliar aspetual estar, na sintaxe posicional dos clíticos e nos padrões posicionais dos constituintes nas frases interrogativas totais e parciais. A articulação metodológica estudo sintático sincrónico vs. estudo sintático diacrónico permitiu verificar, por exemplo, que o ele acusativo e o lhe dativo e acusativo do português brasileiro também tinham estes valores sintáticos no português medieval e clássico.
- Conhecimento das Diferenças Sintáticas Entre a Língua Portuguesa e a Língua KimbunduPublication . Manuel, Mateus Jacinto Marques; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarA presente investigação, realizada no âmbito do curso de Mestrado em Estudos Didáticos, Culturais, Linguísticos e Literários, descreve as caraterísticas sintáticas do Português e do Kimbundu em Angola, a fim de se colocar à disposição da comunidade académica e social de Angola um trabalho que contribua para a elaboração de políticas linguísticas com base em pesquisas empíricas. As metodologias qualitativa e quantitativa fizeram com que se observasse que, em matéria sintática, o Português e o Kimbundu são línguas afins na ordem básica dos constituintes, que é o SVO e diferentes nas propriedades de representação do sujeito e do objeto direto, na regência dos verbos dinâmicos e volitivos e na marcação da posteridade.