Repository logo
 
Publication

Didáctica da língua e da literatura portuguesa no ensino básico e secundário: um percurso de supervisão

dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
dc.contributor.authorAlves, Maria Celeste da Conceição Nunes Daniel
dc.date.accessioned2015-05-28T17:37:16Z
dc.date.available2015-05-28T17:37:16Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008
dc.description.abstractO presente estudo constitui o resultado de uma reflexão sobre um percurso de supervisão pedagógica no âmbito da formação inicial de professores. Como refere Gimeno Sacristán (1990), a formação de professores deve proporcionar situações que possibilitem a reflexão. No sentido de ganharmos alguma confiança, procedeu-se à aplicação de um inquérito a professores orientadores de estágio, a fim de se ajuizar sobre as suas percepções acerca da praxis. O trabalho desenvolvido permitiu reflectir acerca dos vários modelos de ensino, bem como das práticas que os suportam. O que é a supervisão, num contexto tão específico como o da sala de aula e quais os caminhos que nos levam à negociação foram os percursos para os quais tentámos respostas. O relato da nossa experiência com um grupo de estagiários, em colaboração com a UBI, bem como os parâmetros relativos à sua formação inicial, constituíram parte integrante desta dissertação.por
dc.description.abstractCette recherche est le résultat d’une réflexion sur le procédé de supervision pédagogique ayant trait à la formation initiale de professeurs. Comme affirme Gimeno Sacristán (1990), la formation de professeurs doit fournir des situations qui rendent possible la réflexion. Ayant pour objectif l’acquisition d’une certaine confiance en soi, on a donné un questionnaire à remplir aux professeurs conseillés de stage afin de juger leur perception de la praxis. L´étude permit de réfléchir au sujet de quelques modèles d’enseignement, aussi bien que sur les procédés qui les fondent. Qu’est-ce que la supervision, en un contexte si spécifique comme est la salle de classe, et quelles sont les voies qui nous mènent à la négociation, tels furent les questions auxquels nous essayâmes de répondre. Les démarches de notre expérience avec un groupe d’enseignants stagiaires, en colaboration avec l’UBI, aussi bien que les paramètres concernant leur formation initiale, sont les parties intégrantes de cette dissertation.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3402
dc.language.isoporpor
dc.subjectFormação de professores - Supervisão pedagógicapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem - Prácticas pedagógicaspor
dc.subjectModelos de ensinopor
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensino - Aspectos didácticospor
dc.titleDidáctica da língua e da literatura portuguesa no ensino básico e secundário: um percurso de supervisãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineLetras - Estudos Artísticos, Culturais, Linguísticos e Literáriospor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Letras - Estudos Artísticos, Culturais, Linguísticos e Literáriospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 4 of 4
No Thumbnail Available
Name:
1- Capa.pdf
Size:
143.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
2 - Documento de Apresentação e Índice.pdf
Size:
160.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
3 - Dedicatória e Outros.pdf
Size:
69.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
4 - Corpo da Dissertação.pdf
Size:
22.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: