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Advisor(s)
Abstract(s)
Os diferentes agentes educativos jĂĄ se deram conta da problemĂĄtica do erro ortogrĂĄfico, mas nenhuma investigação se fez no nosso paĂs com o intuito de entender as causas justificativas de tal facto. As dificuldades na escrita sĂŁo sinalizadas e geralmente atribuĂdas Ă s crianças no inĂcio da escolaridade, devido a problemas inerentes ao comportamento, estruturas neurolĂłgicas, competĂȘncias cognitivas e psicolĂłgicas. O processo de escrita Ă© fundamental para o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita. Este processo engloba vĂĄrios sub-processos: a planificação, a redacção e a revisĂŁo. A planificação Ă© mobilizada para estabelecer objectivos e antecipar efeitos, para gerar e seleccionar conteĂșdos, para organizar a informação em ligação Ă estrutura do texto e para programar o prĂłprio desenrolar da tarefa. A redacção ou textualização tem a ver com a redacção propriamente dita, ou seja, com o aparecimento das expressĂ”es linguĂsticas que, agrupadas em frases e parĂĄgrafos, formarĂŁo o texto. A Ășltima etapa abarca a avaliação e a revisĂŁo, devendo apelar Ă consciĂȘncia metalinguĂstica do aluno. [...]
Description
Keywords
LĂngua materna - Aprendizagem da escrita LĂngua materna - Oralidade CompetĂȘncia linguĂstica - Erro CompetĂȘncia ortogrĂĄfica - Erro ortogrĂĄfico