Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Tipologias de desvios e competĂȘncias linguĂ­sticas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mestrado SOFIA.pdf1.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os diferentes agentes educativos jĂĄ se deram conta da problemĂĄtica do erro ortogrĂĄfico, mas nenhuma investigação se fez no nosso paĂ­s com o intuito de entender as causas justificativas de tal facto. As dificuldades na escrita sĂŁo sinalizadas e geralmente atribuĂ­das Ă s crianças no inĂ­cio da escolaridade, devido a problemas inerentes ao comportamento, estruturas neurolĂłgicas, competĂȘncias cognitivas e psicolĂłgicas. O processo de escrita Ă© fundamental para o desenvolvimento de uma pedagogia da escrita. Este processo engloba vĂĄrios sub-processos: a planificação, a redacção e a revisĂŁo. A planificação Ă© mobilizada para estabelecer objectivos e antecipar efeitos, para gerar e seleccionar conteĂșdos, para organizar a informação em ligação Ă  estrutura do texto e para programar o prĂłprio desenrolar da tarefa. A redacção ou textualização tem a ver com a redacção propriamente dita, ou seja, com o aparecimento das expressĂ”es linguĂ­sticas que, agrupadas em frases e parĂĄgrafos, formarĂŁo o texto. A Ășltima etapa abarca a avaliação e a revisĂŁo, devendo apelar Ă  consciĂȘncia metalinguĂ­stica do aluno. [...]

Description

Keywords

LĂ­ngua materna - Aprendizagem da escrita LĂ­ngua materna - Oralidade CompetĂȘncia linguĂ­stica - Erro CompetĂȘncia ortogrĂĄfica - Erro ortogrĂĄfico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue