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A promoção da leitura no âmbito da didáctica da língua portuguesa
dc.contributor.author | Salvado, Silvia | |
dc.date.accessioned | 2014-07-25T09:39:36Z | |
dc.date.available | 2014-07-25T09:39:36Z | |
dc.date.issued | 2011-10 | |
dc.description.abstract | Num momento em que novos programas do Ensino Básico relançam a reflexão em torno do papel da escola no que respeita à promoção do gosto pela leitura, a presente dissertação representa um pequeno contributo para a consciencialização dos professores relativamente a esse papel insubstituível na construção de comunidades de leitores. O nosso estudo obedece à estrutura que passamos a apresentar: No capítulo 1 - A Leitura - apresentamos uma introdução teórica e metodológica à competência de Leitura, procedendo à clarificação do conceito que, em termos temporais, tem vindo a sofrer algumas alterações relacionadas com os contextos históricos, económicos e socioculturais. Procurámos ainda incluir os conceitos em torno da avaliação da leitura e dos instrumentos e processos de avaliação, assim como analisar, de forma breve, as potencialidades e limitações dos diferentes instrumentos de avaliação. Sustentamos a nossa reflexão em autores, como Sim-Sim, Azevedo, Silva et al., Viana, entre outros, uma vez que se debruçaram sobre aspetos implicados nos programas e nos documentos que norteiam a nossa prática letiva. No capítulo 2 - Novo Programa de Português do Ensino Básico (2º ciclo) - explicitamos o papel da competência da leitura no programa, numa perspetiva articulada com as outras competências. As opções de trabalho sugeridas, e respetivas implicações pedagógicas, deram sustento ao nosso projeto Biblioteca de Turma e Interações. No capítulo 3 - Da Promoção da Leitura à Mediação - debruçamo-nos sobre a motivação, as medidas e a promoção da leitura, que relacionamos com os contextos exigíveis em situação de ensino/aprendizagem. Seguidamente, estabelecemos pontes com a BECRE e, ainda, com o PNL. Autores como Cerrillo, Bastos, Sardinha e Azevedo, entre outros, ajudaram na elaboração deste texto. Por último, no capítulo 4, apresentamos o desenvolvimento do projeto na escola, onde exercemos a nossa atividade profisional, e expomos, após a justificação de alguns aspetos e apresentação de linhas orientadoras, um conjunto de atividades consideradas significativas para a constituição de um projeto pessoal de leitura, em contextos diversificados. Finalizamos com algumas propostas e considerações finais que nasceram do projeto, uma vez que potenciam novas e renovadas aprendizagens. Anexamos, ainda, um corpo de materiais que julgámos pertinentes. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2109 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
dc.subject | Promoção da leitura | por |
dc.subject | Competência da leitura | por |
dc.title | A promoção da leitura no âmbito da didáctica da língua portuguesa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |