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Análise de Uma Linha de Montagem

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Gestão Industrialpor
dc.contributor.advisorSantos, Fernando Manuel Bigares Charrua
dc.contributor.authorPlácido, Rodrigo Manuel da Silva Pais
dc.date.accessioned2020-03-25T14:39:33Z
dc.date.available2020-03-25T14:39:33Z
dc.date.issued2019-07-15
dc.date.submitted2019-06-24
dc.description.abstractEsta dissertação foi elaborada em ambiente industrial no Centro de Produção de Mangualde, do Grupo PSA. Tem como objetivo estudar os postos de trabalho de uma linha de montagem com o intuito de eliminar desperdícios e aumento do rendimento operacional. Com um mercado cada vez mais competitivo, torna-se necessário que as empresas eliminem todas as ações que em nada acrescentam valor ao produto de modo a aumentar o lucro. O ponto abordado nesta tese foi o Standardized Work. Verificou-se que não existia um trabalho standardizado e que antes de propor qualquer tipo de melhoria seria necessário fazer com que os resultados fossem replicáveis para outros turnos. Foram analisados os postos de trabalho para 2 turnos. Registaram-se tempos de ciclo para as diversidades produzidas mais significativas, assim como as sequências/cronologias de operações. Com estes dados seria possível afirmar qual o operador que tinha o melhor “Know How” do posto e se a sua maneira de trabalhar devia ser aplicada aos outros turnos. Com os dados retirados também foi possível atualizar os tempos definidos nas folhas standard, para que futuramente a equilibragem dos postos de trabalho fosse feita de uma forma mais acertada. Os resultados obtidos e propostas de melhoria apresentadas, permitiram que fosse possível diminuir o tempo de ciclo nos passos de trabalho, principalmente no estrangulamento do setor analisado, fazendo com que o rendimento operacional batesse o objetivo proposto de 97,4%.por
dc.description.abstractThis dissertation was prepared in an industrial environment at the Mangualde Production Center of the PSA Group. Its objective is to study the workstations of an assembly line in order to eliminate waste and increase operational efficiency. With an increasingly competitive market, it is necessary for companies to eliminate all actions that do not add value to the product in order to increase profit. The point discussed in this thesis was the Standardized Work. It was found that there was no standardized work and that before proposing any kind of improvement it would be necessary to make the results replicable for other shifts. The jobs were analyzed for 2 shifts. Cycle times were recorded for the most significant produced diversities, as well as sequences / chronologies of operations. With this data it would be possible to say which operator had the best "Know How" of the station and if its way of working had to be applied to the other shifts. With the data removed it was also possible to update the times defined in the standard sheets, so that in the future the balancing of jobs would be done in a more correct way. The results obtained and proposals for improvement showed that it was possible to reduce the cycle time in the work steps, mainly in the bottleneck of the analyzed sector, causing the operating efficiency to reach the proposed goal of 97.4%.eng
dc.identifier.tid202365000
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10231
dc.language.isoporpor
dc.subjectIndústria Automóvelpor
dc.subjectMelhoria Contínuapor
dc.subjectRendimento Operacionalpor
dc.subjectStandardized Workpor
dc.titleAnálise de Uma Linha de Montagempor
dc.title.alternativeEstudo de Casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Engenharia e Gestão Industrialpor

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