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Bullying: causas e consequĂȘncias na perspetiva dos agentes educativos: um estudo de caso

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Abstract(s)

Nas Ășltimas dĂ©cadas o bullying tem-se tornado cada vez mais um tema em voga, nĂŁo sĂł divulgado pela literatura especializada da ĂĄrea da educação e psicologia como pelos meios de comunicação, por essa razĂŁo resolvemos investigar acerca do que Ă© que estĂĄ por detrĂĄs deste comportamento. Dos artigos consultados, o artigo redigido por Sara Pereira refere que a violĂȘncia transmitida pela televisĂŁo sĂł influencia a criança de forma negativa, ou seja, com predisposição para a violĂȘncia, se esta viver num ambiente violento; caso contrĂĄrio, uma criança que viva num ambiente familiar salutar dificilmente se torna violenta, mesmo observando episĂłdios violentos na TV. AlĂ©m disto, temos o convĂ­vio paralelo que, segundo MarĂ­a JosĂ© DĂ­az-Aguado, pode influenciar de forma positiva, no sentido de proteger a criança de atos violentos e suscitar a inibição Ă  violĂȘncia. Por outro lado, tambĂ©m nos devemos questionar acerca da informação que os agentes educativos em estudo - funcionĂĄrios, diretores de turma e diretores de escola - possuem acerca deste fenĂłmeno e quais as medidas que tomam para o controlar. E o que se verifica no nosso estudo Ă© que uma parte dos agentes (85%) apenas tem uma noção geral deste fenĂłmeno e, sendo que alguns (30%) consideram o bullying normal nas crianças do ensino bĂĄsico.

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Bulling Escola - ViolĂȘncia Escola - ViolĂȘncia - Aspectos socio-econĂłmicos ViolĂȘncia familiar Escola - Bulling - Professor Bulling - VĂ­tima Novas tecnologias - Cyberbulling

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