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Advisor(s)
Abstract(s)
Nas Ășltimas dĂ©cadas o bullying tem-se tornado cada vez mais um tema em voga, nĂŁo sĂł divulgado pela literatura especializada da ĂĄrea da educação e psicologia como pelos meios de comunicação, por essa razĂŁo resolvemos investigar acerca do que Ă© que estĂĄ por detrĂĄs deste comportamento. Dos artigos consultados, o artigo redigido por Sara Pereira refere que a violĂȘncia transmitida pela televisĂŁo sĂł influencia a criança de forma negativa, ou seja, com predisposição para a violĂȘncia, se esta viver num ambiente violento; caso contrĂĄrio, uma criança que viva num ambiente familiar salutar dificilmente se torna violenta, mesmo observando episĂłdios violentos na TV. AlĂ©m disto, temos o convĂvio paralelo que, segundo MarĂa JosĂ© DĂaz-Aguado, pode influenciar de forma positiva, no sentido de proteger a criança de atos violentos e suscitar a inibição Ă violĂȘncia.
Por outro lado, também nos devemos questionar acerca da informação que os agentes educativos em estudo - funcionårios, diretores de turma e diretores de escola - possuem acerca deste fenómeno e quais as medidas que tomam para o controlar. E o que se verifica no nosso estudo é que uma parte dos agentes (85%) apenas tem uma noção geral deste fenómeno e, sendo que alguns (30%) consideram o bullying normal nas crianças do ensino båsico.
Description
Keywords
Bulling Escola - ViolĂȘncia Escola - ViolĂȘncia - Aspectos socio-econĂłmicos ViolĂȘncia familiar Escola - Bulling - Professor Bulling - VĂtima Novas tecnologias - Cyberbulling