Repository logo
 
Publication

O Diálogo no Ensino da Filosofia

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopor
dc.contributor.advisorRosa, José Maria da Silva
dc.contributor.advisorSerra, Joaquim Mateus Paulo
dc.contributor.authorAlves, Paula Alexandre Guita
dc.date.accessioned2020-02-24T16:46:22Z
dc.date.available2020-02-24T16:46:22Z
dc.date.issued2017-11-7
dc.date.submitted2017-10-3
dc.description.abstractO ensino da Filosofia promove o desenvolvimento do pensamento crítico, livre e autónomo. Os nossos jovens, atualmente, enfrentam problemas pessoais, sociais e, até mesmo, globais provocados pelo avanço tecnológico, científico e do mundo global em que vivem. O ensino tem vindo a promover uma educação que desenvolve jovens autómatos e indiferentes. A UNESCO define o ensino da filosofia como um antídoto para esta apatia e falta de espírito crítico. Este relatório procura desenvolver uma reflexão em torno da disciplina de filosofia e da sua principal característica, enquanto prática pedagógica - o diálogo e o seu papel no desenvolvimento do raciocínio lógico, através da troca de ideias. Procuramos observar que disposição da sala melhor se adequa ao desenvolvimento do diálogo em sala de aula e que métodos permitem um melhor aproveitamento desse diálogo, não só ao nível do raciocínio, mas, também, na promoção do espírito de equipa, colaboração e relação entre os jovens. Procuramos descobrir que papel devemos desempenhar enquanto futuros aplicadores desta prática pedagógica, mestres e/ou professores. Pedimos aos alunos da turma que lecionámos, durante o estágio pedagógico, que contribuíssem com as suas opiniões, através da resposta a dois questionários que vamos analisar, promovendo, não só o melhoramento da nossa prática pedagógica, mas, também, a sua participação no próprio processo educativo.por
dc.description.abstractThe teaching of Philosophy promotes the development of critical, free and autonomous thinking. Young people today face personal, social and even global problems caused by technological, scientific and global progress in which they live. Teaching has been promoting an education that develops automatons, and indifferent young people. UNESCO defines the teaching of philosophy as an antidote to this apathy and lack of critical thinking. This report seeks to develop a reflection around the discipline of philosophy and its main characteristic, as a pedagogical practice - dialogue and its role in the development of logical thinking, through the exchange of ideas. We have tried to observe what room layout best suits to the development of dialogue in the classroom and what methods allow a better use of this dialogue, not only at the level of reasoning, but also in the promotion of team spirit, collaboration and relationship between young people. We tried to find out what role we should play as future practitioners of this pedagogical practice, masters and / or teachers. We asked the students in the class, that we taught during the pedagogical stage, to contribute with their views through the answers to two questionnaires that we will analyze, promoting, not only the improvement of our pedagogical practice, but also their participation in the educational process itself.eng
dc.identifier.tid202336972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9502
dc.language.isoporpor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectDisposiçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectMétodopor
dc.titleO Diálogo no Ensino da Filosofiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Filosofia No Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5907_14267.pdf
Size:
8.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format