Repository logo
 
Publication

O verdadeiro sentido da Inclusão e sua problemática

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopor
dc.contributor.advisorBranco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
dc.contributor.advisorDomingues, José António Duarte
dc.contributor.authorRibeiro, Catarina Raquel Louro
dc.date.accessioned2020-02-24T16:46:23Z
dc.date.available2020-02-24T16:46:23Z
dc.date.issued2017-11-7
dc.date.submitted2017-10-3
dc.description.abstractA educação é um processo a que todos os indivíduos têm direito. O nosso relatório teve por base o estágio realizado na Escola Secundária do Fundão. A inclusão tem como principal objetivo inserir alunos com NEE nas turmas regulares, a fim de igualar as oportunidades. Em Portugal a inclusão tem apresentado um crescimento lento, mas positivo. Ainda estamos em fase de adaptação a esta inovação. Este processo deverá ser realizado com a finalidade de oferecer, aos alunos com NEE, um ensino aprendizagem de qualidade, tendo como objetivo dotá-los de ferramentas que lhes permitam uma melhor integração e participação ativa na sociedade, quer a nível profissional, quer a nível da socialização. Neste processo, é essencial o envolvimento e empenho por parte da comunidade escolar - professores, colegas e família. É abordado o caso de dislexia com que nos deparamos na escola. Apresentamos a definição deste problema e quais as dificuldades que os alunos disléxicos enfrentam no seu percurso escolar. Elaboramos algumas sugestões e recomendações de como ensinar filosofia a um aluno disléxico.por
dc.description.abstractEducation is a process to which all individuals are entitled. Our report was based on the internship at Fundão High School. The main objective of the inclusion is to insert pupils with SEN into the regular classes in order to equal opportunities. In Portugal the inclusion has presented a slow but positive growth. We are still in the process of adaptation to this innovation. This process should be carried out with the aim of offering students with SEN a quality learning education, in order to endow them, with tools that allow them to better integrate and actively participate in society, both professionally and socially. In this process it is essential the involvement and commitment of the school community - teachers, colleagues and family. We address the case of dyslexia that we found in school. We present the definition of this problem and what difficulties dyslexic students face in their school journey. We have made some suggestions and recommendations on how to teach philosophy to a dyslexic student.eng
dc.identifier.tid202336980
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9503
dc.language.isoporpor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.titleO verdadeiro sentido da Inclusão e sua problemáticapor
dc.title.alternativeContributos para a inclusão de alunos com dislexia na aula de Filosofiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Filosofia No Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5908_12485.pdf
Size:
430.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format