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Abstract(s)
A História da Literatura prova que as grandes personagens fazem as grandes obras; algumas, como D. Quixote ou Lolita, entraram até na cultura comum e na linguagem quotidiana (fala-se de um político quixotesco, de uma rapariga que se comporta como uma Lolita, etc.). Contudo, na maioria das vezes, os alunos do Ensino Secundário centram as suas composições excessivamente no enredo e descuram a construção das personagens. É possível contrariar esta situação, recorrendo a algumas técnicas e exercícios, passíveis de serem realizados no contexto da sala de aula ou de uma oficina de Escrita Criativa. Nesta comunicação, pretendo apresentar algumas dicas e sugerir atividades para construir uma personagem viva e realista. Como criar um herói de uma história infantojuvenil? Que cuidados deve ter o autor na escolha do nome da personagem? Quais as vantagens de mostrar em relação a contar? Quais as diversas formas de caracterização? Como criar empatia com o leitor? Para tanto, recorro à minha experiência como contista e docente de Escrita Criativa, e ainda aos ensinamentos de autores portugueses e estrangeiros. O resultado será, espero, uma partilha de técnicas que crianças, jovens e adultos podem aplicar, enriquecendo as suas composições.
Description
Keywords
Escrita Criativa Construção de personagens Ensino Técnicas
Pedagogical Context
Citation
Mancelos, João de. “Gente de papel e tinta: A construção de personagens numa oficina de escrita criativa”. Exedra: Revista Científica (Escola Superior de Educação de Coimbra), n.º temático (dez. 2012): 211-217. ISSN: 1646-9526.
Publisher
Escola Superior de Educação de Coimbra
