Repository logo
 
Publication

A Importância da Comunicação Assertiva para o Empreendedorismo: Estudo das Percepções dos Estudantes de Mestrado em Empreendedorismo

datacite.subject.fosCiências Sociais:: Sociologia::Empreendedorismo e Inovação Socialpor
dc.contributor.advisorOliveira, Catarina Sales Barbas de
dc.contributor.advisorGonçalves, Gisela Marques Pereira
dc.contributor.authorSteil, Fabiana Helena
dc.date.accessioned2024-12-03T16:24:07Z
dc.date.available2024-12-03T16:24:07Z
dc.date.issued2024-02-21
dc.date.submitted2023-12-30
dc.description.abstractA competência de comunicação assertiva desempenha um papel crucial no empreendedorismo, destacando-se pela habilidade de transmitir informações de maneira clara e respeitosa. Este estudo, ancorado em pesquisa bibliográfica e descritiva, busca analisar a relevância dessa competência no desenvolvimento de futuros profissionais de empreendedorismo, abrangendo tanto o contexto tradicional quanto o social, especialmente entre os estudantes de mestrado na Universidade da Beira Interior. Os resultados destacam a importância da comunicação assertiva, evidenciando seu papel na promoção de habilidades empreendedoras em ambos os domínios. O levantamento quantitativo conduzido com estudantes de mestrado em empreendedorismo explora a percepção dos alunos sobre a disponibilidade de ferramentas para aprimorar a comunicação assertiva, a eficácia das práticas comunicativas e analisa como essa competência influencia a percepção dos alunos sobre sua preparação. Os resultados não apenas reafirmam a importância da comunicação assertiva, mas também apontam oportunidades para melhorar os programas de ensino empreendedor. Numa perspectiva mais ampla, a pesquisa contribui significativamente para o campo do empreendedorismo, preenchendo lacunas na literatura e enfatizando a importância dessa competência na formação acadêmica. Os resultados indicam a necessidade de reformas na educação empreendedora para atender às expectativas dos alunos, preparando-os eficazmente para os desafios profissionais do mercado atual.por
dc.description.abstractThe competence of assertive communication plays a crucial role in entrepreneurship, standing out for the ability to convey information clearly and respectfully. This study, grounded in bibliographic and descriptive research, seeks to analyze the relevance of this competence in the development of future entrepreneurship professionals, encompassing both traditional and social contexts, especially among master's students at the University of Beira Interior. The results highlight the importance of assertive communication, showcasing its role in promoting entrepreneurial skills in both domains. The quantitative survey conducted with master's students in entrepreneurship explores students' perceptions regarding the availability of tools to enhance assertive communication, evaluates the effectiveness of communicative practices, and analyzes how this competence influences students' perceptions of their preparedness. The findings not only reaffirm the importance of assertive communication but also identify opportunities to improve entrepreneurship education programs. From a broader perspective, the research significantly contributes to the field of entrepreneurship, filling gaps in the literature and emphasizing the importance of this competence in academic formation. The results indicate the need for reforms in entrepreneurial education to meet students' expectations, effectively preparing them for the professional challenges of the current market.eng
dc.identifier.tid203737105
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14912
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectComunicação Assertivapor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEmpreendedorismo Socialpor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleA Importância da Comunicação Assertiva para o Empreendedorismo: Estudo das Percepções dos Estudantes de Mestrado em Empreendedorismopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Empreendedorismo e Inovação Socialpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10257_23165.pdf
Size:
3.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format