Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Tese | 8.83 MB | Adobe PDF | ||
Guião | 7.98 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este ano lectivo (2010/2011), para o Projecto Final de Mestrado, o tema
escolhido foi; a Memoria no Cinema. A partir deste tema ou “ideia”, cada um de
nós, alunos, temos de a interpretar e transformar em uma curta-metragem. A
princípio, o tema pode suscitar pensamentos distintos; por um lado, é um tema
bastante abrangente, que permite tanto espaço de liberdade criativa que pode
levar, ao “melhor”, ou ao “ridículo”. Por outro lado, um desafio e um ponto de
partida para a criação da narrativa. Depois de analisar os dois conceitos, e
interpretá-los, o objectivo é concretizar. Desta forma, a curta-metragem é
constituída por três partes essenciais; a pré-produção, a rodagem e a pósprodução.
Neste relatório, irei abordar estes tópicos de forma individual, e ainda
especificarei os aspectos técnicos do filme; as influências presentes e os
objectivos propostos.
Com o tema como base, a narrativa foi conciliada com um guião que já
tinha pensado. A partir daí tratava-se de conciliar ambas as partes e compor as
peças. A memoria está presente no filme, faz parte do filme; e a ideia definida
que já tinha em mente conservou-se. O projecto foi pensado para ser filmado num
estilo de cinema clássico, o que foi conseguido. É um dos meus estilos de eleição,
mas não o que mais me satisfaz em termos de realização. A vontade de fazer um
filme nesse registo era grande, e foi mais ou menos bem conseguida. Tendo a
narrativa delineada, o mais complicado foi adaptar os dois. Tanto que o guião
sofreu várias alterações, normais, e teve algumas versões. Os diálogos foram
sempre uma das maiores preocupações e que mais alterações sofreu e que foi
retocado bastantes vezes, e muitas vezes, encurtado, para melhor.
A etapa mais importante, que é na preparação do filme, foi onde senti mais
dificuldades, sendo que a pré-produção foi toda feita por mim, e não podia estar
em dois sítios ao mesmo tempo. Esta fase serve para privilegiar a rodagem em si,
que é quando tudo tem que correr em prazos milimétricos. Para este filme, a
rodagem era essencial correr bem, para poder esclarecidamente, conseguir dar
resposta ao acontecimento, estando em várias frentes ao mesmo tempo. É na
rodagem que tudo é realizado para a derradeira etapa e na etapa mais importante
de fazer um filme, é na pós-produção que se vê o que realmente o material que há
para fazer um filme. É nesta fase, que há que conciliar os restantes elementos na
composição dum filme, a edição e a montagem, o som e a banda sonora, a
correcção de cor.
Durante este relato, serão transmitidos os pormenores e as escolhas feitas
ao longo deste processo de construção desta curta-metragem “A Bruma”, e ao
longo destas três fases.
Description
Keywords
Cinema - Relatório de estágio Cinema - Curta-metragem Cinema - Curta-metragem - Pré-produção Cinema - Realização - Curta-metragem Cinema - Curta-metragem - Pós-produção
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior