Repository logo
 
dc.contributor.advisorDiogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado Crespo
dc.contributor.authorMaia, Eliseu Vieira
dc.date.accessioned2013-09-17T09:06:16Z
dc.date.available2013-09-17T09:06:16Z
dc.date.issued2011-10
dc.description.abstractEste ano lectivo (2010/2011), para o Projecto Final de Mestrado, o tema escolhido foi; a Memoria no Cinema. A partir deste tema ou “ideia”, cada um de nós, alunos, temos de a interpretar e transformar em uma curta-metragem. A princípio, o tema pode suscitar pensamentos distintos; por um lado, é um tema bastante abrangente, que permite tanto espaço de liberdade criativa que pode levar, ao “melhor”, ou ao “ridículo”. Por outro lado, um desafio e um ponto de partida para a criação da narrativa. Depois de analisar os dois conceitos, e interpretá-los, o objectivo é concretizar. Desta forma, a curta-metragem é constituída por três partes essenciais; a pré-produção, a rodagem e a pósprodução. Neste relatório, irei abordar estes tópicos de forma individual, e ainda especificarei os aspectos técnicos do filme; as influências presentes e os objectivos propostos. Com o tema como base, a narrativa foi conciliada com um guião que já tinha pensado. A partir daí tratava-se de conciliar ambas as partes e compor as peças. A memoria está presente no filme, faz parte do filme; e a ideia definida que já tinha em mente conservou-se. O projecto foi pensado para ser filmado num estilo de cinema clássico, o que foi conseguido. É um dos meus estilos de eleição, mas não o que mais me satisfaz em termos de realização. A vontade de fazer um filme nesse registo era grande, e foi mais ou menos bem conseguida. Tendo a narrativa delineada, o mais complicado foi adaptar os dois. Tanto que o guião sofreu várias alterações, normais, e teve algumas versões. Os diálogos foram sempre uma das maiores preocupações e que mais alterações sofreu e que foi retocado bastantes vezes, e muitas vezes, encurtado, para melhor. A etapa mais importante, que é na preparação do filme, foi onde senti mais dificuldades, sendo que a pré-produção foi toda feita por mim, e não podia estar em dois sítios ao mesmo tempo. Esta fase serve para privilegiar a rodagem em si, que é quando tudo tem que correr em prazos milimétricos. Para este filme, a rodagem era essencial correr bem, para poder esclarecidamente, conseguir dar resposta ao acontecimento, estando em várias frentes ao mesmo tempo. É na rodagem que tudo é realizado para a derradeira etapa e na etapa mais importante de fazer um filme, é na pós-produção que se vê o que realmente o material que há para fazer um filme. É nesta fase, que há que conciliar os restantes elementos na composição dum filme, a edição e a montagem, o som e a banda sonora, a correcção de cor. Durante este relato, serão transmitidos os pormenores e as escolhas feitas ao longo deste processo de construção desta curta-metragem “A Bruma”, e ao longo destas três fases.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1329
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectCinema - Relatório de estágiopor
dc.subjectCinema - Curta-metragempor
dc.subjectCinema - Curta-metragem - Pré-produçãopor
dc.subjectCinema - Realização - Curta-metragempor
dc.subjectCinema - Curta-metragem - Pós-produçãopor
dc.titleA brumapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Tese_Mestrado_Eliseu_Maia.pdf
Size:
8.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
A BRUMA (guião).pdf
Size:
7.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Guião
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: