Repository logo
 
Publication

O efeito da diferente quantidade de exercício físico no ensino secundário profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorNeiva, Henrique Pereira
dc.contributor.authorOva, João Carlos Vigia
dc.date.accessioned2022-01-12T16:56:42Z
dc.date.available2022-01-12T16:56:42Z
dc.date.issued2021-07-26
dc.date.submitted2021-06-25
dc.description.abstractMesmo sabendo que um estilo de vida saudável pode trazer muitos benefícios para a saúde, vários são os estudos epidemiológicos que identificam um aumento da prevalência da inatividade física nas crianças e adolescentes. Neste contexto, o papel do exercício físico realizado em contexto escolar torna-se fundamental para o estímulo de comportamentos benéficos para a saúde e bem-estar individual. Na escola, os alunos estão sujeitos a vários currículos, com diferentes cargas letivas e conteúdos. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de diferentes quantidades de prática semanal de exercício físico, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física de alunos da Escola Profissional da Nazaré. A amostra foi constituída por 42 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos. Destes 42 alunos, 23 pertenciam ao curso Técnico de Desporto (17 masculinos e 6 femininos) e 19 pertenciam ao curso Técnico de Cozinha (11 masculinos e 8 femininos). Para avaliar a aptidão física, os alunos realizaram a avaliação da força superior, força média, força inferior e aptidão cardiorrespiratória no início do 1º período do ano letivo 2020/2021, e no final do 1º período. Durante este período o curso Técnico de Desporto apresentou uma componente prática semanal de 13 horas, correspondentes às disciplinas de modalidades desportivas coletivas, modalidades desportivas individuais, fitness e musculação e Educação Física. O curso Técnico de Cozinha apresentou uma componente prática semanal de 2 horas, correspondentes à disciplina de Educação Física. Foram verificadas melhorias significativas nos valores de força superior, média, inferior e na aptidão cardiorrespiratória nos alunos do curso Técnico de Desporto (p = 0.01) e no curso Técnico de Cozinha (p = 0.02). Comparando as turmas, não foram observadas diferenças nas flexões de braços (F = 2.50, p = 0.12), abdominais (F = 0.29, p = 0.59) e no salto horizontal (F = 0.12, p = 0.73), somente no teste de vaivém (F = 8.90, p < 0.01) com ganhos superiores para os alunos do curso profissional de Técnico do Desporto. Os resultados sugerem que, apesar das melhorias da força e aptidão cardiorrespiratória serem evidentes em qualquer turma do ensino secundário profissional, a turma com maior prática semanal de exercício físico tem ganhos superiores de aptidão cardiorrespiratória.por
dc.description.abstractEven though a healthy lifestyle can bring many benefits to health, several epidemiological studies identify an increase in the prevalence of physical inactivity in children and teenagers. In this context, the role of physical exercise performed in the school context becomes fundamental for the encouragement of beneficial behaviours towards individual health and well-being. At school, students have several subjects, with different schedules and contents. Thus, the present study aimed to verify the effect of different weekly hours of a physical activity practice, for 11 weeks, on the levels of physical aptitude of the Nazaré’s Vocational School students. The sample consisted of 42 students of both sexes, aged between 17 and 19 years. Of these 42 students, 23 belonged to the Sports vocational course (17 male and 6 female) and 19 from the Cook and Pastry vocational course (11 male and 8 female). To assess physical aptitude, students were assessed for upper strength, abdominal strength, lower-limbs strength and cardiorespiratory fitness at the beginning and the end of the 1st period of the 2020/2021 school year. During this period, the Sports vocational course had a weekly practical component of 13 hours, corresponding to the subjects of collective sports, individual sports, fitness and bodybuilding and physical education. The Cook and Pastry vocational course had a weekly practical component of 2 hours, corresponding to the subject of physical education. There were significant improvements in the values of upper-strength, abdominal, lower-strength and cardiorespiratory fitness in the students of the Sports vocational course (p = 0.01) and the Cook and Pastry vocational course (p = 0.02). Comparing both courses, no differences were observed in the pushups (F = 2.50, p = 0.12), sit-ups (F = 0.29, p = 0.59) and in the horizontal jump (F = 0.12, p = 0.73). Only in the shuttle test (F = 8.90, p < 0.01) there were higher gains in the Sports vocational course students. The results suggest that, despite the improvements in strength and cardiorespiratory fitness being evident in every class of the secondary vocational courses, the group with the highest weekly physical exercise practice has greater gains in cardiorespiratory fitness.eng
dc.identifier.tid202856160
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11765
dc.language.isoporpor
dc.subjectAptidão Físicapor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino Profissionalpor
dc.titleO efeito da diferente quantidade de exercício físico no ensino secundário profissionalpor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógico Escola Profissional da Nazarépor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8404_17930.pdf
Size:
530.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format