Repository logo
 
Publication

Reflexo: Ferramenta Pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comuniddaes ciganas

dc.contributor.authorCarreira, Rosa
dc.contributor.authorCorreia, Teresa
dc.contributor.authorAlves, Marta
dc.contributor.authorBranco, M.
dc.contributor.authorSá, Sónia de
dc.contributor.authorMelchior, Sílvia
dc.contributor.authorGonçalves, Bruno
dc.contributor.authorRojão, Graça
dc.date.accessioned2019-12-03T11:51:09Z
dc.date.available2019-12-03T11:51:09Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractOs estereótipos, e consequente discriminação da comunidade cigana, são uma realidade que se mantém nos dias de hoje. Os obstáculos observados ao longo do processo de integração desta comunidade na cultura maioritária refletem-se particularmente no elevado abandono e insucesso escolares. Foi com base na constatação destes problemas que surgiu o Projeto Reflexo - Imagens Positivas que, numa perspetiva de educação intercultural, tem como objetivo colocar a comunidade cigana e não cigana a refletir sobre os seus valores e tradições, no sentido de potenciar o diálogo e um maior conhecimento e aceitação mútuos. Pretende-se, deste modo, através de uma escola mais inclusiva, empoderar jovens da comunidade cigana, levando a que reflitam sobre o que é valioso na sua cultura e de que forma se podem inserir na cultura maioritária sem perder a sua matriz própria. A escola aparece assim como instrumento de uma política emancipadora e espaço da educação política das novas gerações, procurando através da diferenciação e do multiculturalismo curricular promover uma maior justiça e equidade. Em suma, através da conceção, experimentação e edição de um recurso com atividades pedagógicas a ser utilizado nas escolas e envolvendo ativamente, neste processo, alunos e alunas, professores e professoras e ainda encarregados e encarregadas de educação, pretende-se contribuir para: – a permanência das crianças ciganas na Escola para além do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, combatendo, assim, o abandono escolar nesta população; – o respeito de toda a Escola em relação à comunidade cigana, através da valorização das diferenças culturais e promoção de uma cultura de não discriminação no contexto escolar (ou seja, uma Escola inclusiva).pt_PT
dc.description.sponsorshipEdição financiada pelo FAPE - Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações I.P (ACM I.P).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97709-9-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7658
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCoolaborapt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectEducação Interculturalpt_PT
dc.titleReflexo: Ferramenta Pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comuniddaes ciganaspt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpt_PT
person.familyNameAlves
person.familyNameBranco
person.familyName
person.familyNameRogeiro Pinto Rojão
person.givenNameMarta
person.givenNameMaria Luísa
person.givenNameSónia Manuela Martins de
person.givenNameGraça Maria
person.identifier.ciencia-id7613-8CD9-4712
person.identifier.ciencia-id5E11-80EC-20CB
person.identifier.ciencia-idE21D-E87C-F129
person.identifier.orcid0000-0002-8074-7168
person.identifier.orcid0000-0002-8589-1310
person.identifier.orcid0000-0002-0964-3630
person.identifier.orcid0000-0002-8799-8912
person.identifier.scopus-author-id36647303400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc5ad49bd-823a-45d7-bb67-7fbf96f8c735
relation.isAuthorOfPublicationa838a809-774a-4937-bbbd-7e6a6c56907f
relation.isAuthorOfPublication1a829503-7b1a-495f-9d6b-8c82670410f1
relation.isAuthorOfPublicationdc60b0d1-a525-439e-b7cc-3cc5df7c15da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydc60b0d1-a525-439e-b7cc-3cc5df7c15da

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Reflexo.pdf
Size:
3.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: