Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.61 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os estereótipos, e consequente discriminação da comunidade
cigana, são uma realidade que se mantém nos dias de hoje.
Os obstáculos observados ao longo do processo de integração
desta comunidade na cultura maioritária refletem-se particularmente
no elevado abandono e insucesso escolares. Foi com
base na constatação destes problemas que surgiu o Projeto
Reflexo - Imagens Positivas que, numa perspetiva de educação
intercultural, tem como objetivo colocar a comunidade cigana
e não cigana a refletir sobre os seus valores e tradições, no
sentido de potenciar o diálogo e um maior conhecimento
e aceitação mútuos. Pretende-se, deste modo, através de
uma escola mais inclusiva, empoderar jovens da comunidade
cigana, levando a que reflitam sobre o que é valioso na sua
cultura e de que forma se podem inserir na cultura maioritária
sem perder a sua matriz própria. A escola aparece assim
como instrumento de uma política emancipadora e espaço
da educação política das novas gerações, procurando através
da diferenciação e do multiculturalismo curricular promover
uma maior justiça e equidade. Em suma, através da conceção,
experimentação e edição de um recurso com atividades pedagógicas
a ser utilizado nas escolas e envolvendo ativamente,
neste processo, alunos e alunas, professores e professoras e
ainda encarregados e encarregadas de educação, pretende-se
contribuir para:
– a permanência das crianças ciganas na Escola para além do
1º e 2º ciclos do Ensino Básico, combatendo, assim, o abandono
escolar nesta população;
– o respeito de toda a Escola em relação à comunidade cigana,
através da valorização das diferenças culturais e promoção de
uma cultura de não discriminação no contexto escolar (ou seja,
uma Escola inclusiva).
Description
Keywords
Educação Inclusiva Educação Intercultural
Citation
Publisher
Coolabora