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Martins de Sá, Sónia Manuela

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  • Reflexo: Ferramenta Pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comuniddaes ciganas
    Publication . Carreira, Rosa; Correia, Teresa; Alves, Marta; Branco, M.; Sá, Sónia de; Melchior, Sílvia; Gonçalves, Bruno; Rojão, Graça
    Os estereótipos, e consequente discriminação da comunidade cigana, são uma realidade que se mantém nos dias de hoje. Os obstáculos observados ao longo do processo de integração desta comunidade na cultura maioritária refletem-se particularmente no elevado abandono e insucesso escolares. Foi com base na constatação destes problemas que surgiu o Projeto Reflexo - Imagens Positivas que, numa perspetiva de educação intercultural, tem como objetivo colocar a comunidade cigana e não cigana a refletir sobre os seus valores e tradições, no sentido de potenciar o diálogo e um maior conhecimento e aceitação mútuos. Pretende-se, deste modo, através de uma escola mais inclusiva, empoderar jovens da comunidade cigana, levando a que reflitam sobre o que é valioso na sua cultura e de que forma se podem inserir na cultura maioritária sem perder a sua matriz própria. A escola aparece assim como instrumento de uma política emancipadora e espaço da educação política das novas gerações, procurando através da diferenciação e do multiculturalismo curricular promover uma maior justiça e equidade. Em suma, através da conceção, experimentação e edição de um recurso com atividades pedagógicas a ser utilizado nas escolas e envolvendo ativamente, neste processo, alunos e alunas, professores e professoras e ainda encarregados e encarregadas de educação, pretende-se contribuir para: – a permanência das crianças ciganas na Escola para além do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, combatendo, assim, o abandono escolar nesta população; – o respeito de toda a Escola em relação à comunidade cigana, através da valorização das diferenças culturais e promoção de uma cultura de não discriminação no contexto escolar (ou seja, uma Escola inclusiva).
  • Risk communication and disinformation in Portugal
    Publication . Gonçalves, Gisela; Piñeiro-Naval, Valeriano; Sá, Sónia de
    This chapter explores how media consumption by the Portuguese influences their perception of (mis)information, including the awareness of self-protective messages. Starting with an overview of the COVID-19 pandemic in Portugal, the authors reflect upon the theoretical-practical implications of the data obtained during the second wave of the disease in Portugal.
  • Jornalismo integrador : o noticiário televisivo na era da abundância informativa
    Publication . Sá, Sónia Manuela Martins de; Fidalgo, António Carreto
    A abundância informativa, resultante tanto da atividade dos jornalistas como dos públicos, provocou, por um lado, a aproximação entre produtores e consumidores, e, por outro, a irremediável porosidade do campo do jornalismo. O cenário no qual as audiências emergem no palco da produção noticiosa é, pois, de grande indefinição. O jornalismo televisivo, tradicionalmente dependente da imagem e cada vez mais dos fenómenos de popularidade nas redes sociais digitais, abre novas portas à tão aguardada conversação entre os profissionais da atividade e os seus públicos, por meio da construção crescentemente partilhada da realidade. Para atestar este contexto de cocriação emergente no jornalismo televisivo, a presente investigação desenvolveu-se em contexto empresarial, numa imersão de longo prazo (três anos) na redação de informação da TVI. Os dados empíricos resultantes da observação etnográfica ‒ principal metodologia aplicada ‒ asseguraram as bases para a caracterização de um jornalismo mais integrador, das quais se destacam: o aumento notório da utilização de conteúdos amadores nos alinhamentos noticiosos formais, a abertura da redação tradicional de televisão ‒ offline ‒ aos contributos que o contexto online permite e a confirmação da imbricação crescente entre jornalistas e públicos na construção da realidade. Para que esta construção conjunta seja integradora ela deve, como enfatizaremos ao longo do trabalho, ter em conta a importância crescente do papel do jornalismo profissional enquanto autenticador e institucionalizador da informação noticiosa. Só assim se encontrará o sentido de verdade, porque assente no imperativo da credibilidade. Assim, se a estética e a natureza amadoras dos conteúdos são cada vez mais aceites no campo jornalístico, elas só ganham dimensão noticiosa quando ‒ e porque ‒ certificadas e verificadas por um profissional obrigado formalmente a tais funções. Estas são as linhas matriciais do presente estudo, cujo significativo pendor empírico teve o intuito de encontrar respostas às várias e importantes questões que, continuadamente ‒ hoje mais do que outrora ‒, assaltam os profissionais do jornalismo e os seus públicos, ambos crescentemente ativos num palco aberto à recolha e à produção informativas ou à participação por meio da autocomunicação de massa.
  • Televisão e Novos Meios: da produção aos públicos
    Publication . Sá, Sónia de; Morais, Ricardo; Merino, Francisco; Gonçalves, Gisela; Serra, Paulo
    Estaremos a assistir ao fim da televisão? Ou estará este meio a integrar outros meios, tornando-se numa espécie de hipertelevisão? É uma televisão que sobrevive ou que se renova? Que agrega ou que fragmenta? Estas são algumas das questões que colocámos na terceira edição da Conferência Televisão e Novos Meios, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, que resulta agora neste conjunto de 17 textos que refletem as reconfigurações da televisão e das suas recentes extensões, adaptações e linguagens (parte 1) o protagonismo da ficção televisiva espalhada por um número crescente de plataformas (parte 2), a necessária reinvenção do jornalismo televisivo ante um expressivo consumo de notícias – em texto e em audiovisual – nas plataformas móveis (parte 3) e a emergência, discussão e relevância do género no contexto televisivo, desde o lugar de fala, o corpo, o feminismo, a cultura drag, até à representação da violência doméstica (parte 4).