Loading...
12 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 12
- Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdadePublication . Beites, P. D.; Branco, Maria Luísa; Costa, CecíliaO presente trabalho tem por objetivo analisar esquemas de demonstração em produções de alunos numa unidade curricular de álgebra linear do ensino superior. Concretamente, estudamos as representações de três alunos, e suas transformações, em tarefas que envolvem proposições de álgebra linear com valor lógico verdade, procurando aceder ao seu raciocínio matemático. As conclusões do estudo indicam que o nível de desempenho em matemática de um aluno pode não traduzir o nível de desempenho desse aluno na elaboração de demonstrações. Sugerem também uma possível ligação entre os conteúdos, e a experiência, associados ao primeiro contacto dos alunos com a demonstração e as representações por eles utilizadas nos esquemas de demonstração. As conclusões apontam ainda para os significados atribuídos pelos alunos a esquemas de demonstração não dedutivos. Em sentido lato, os resultados mostram a necessidade de intervenções na sala de aula, com base em investigação, de modo a gerar soluções para os desafios do ensino-aprendizagem da demonstração no ensino superior.
- Reflexo: Ferramenta Pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comuniddaes ciganasPublication . Carreira, Rosa; Correia, Teresa; Alves, Marta; Branco, M.; Sá, Sónia de; Melchior, Sílvia; Gonçalves, Bruno; Rojão, GraçaOs estereótipos, e consequente discriminação da comunidade cigana, são uma realidade que se mantém nos dias de hoje. Os obstáculos observados ao longo do processo de integração desta comunidade na cultura maioritária refletem-se particularmente no elevado abandono e insucesso escolares. Foi com base na constatação destes problemas que surgiu o Projeto Reflexo - Imagens Positivas que, numa perspetiva de educação intercultural, tem como objetivo colocar a comunidade cigana e não cigana a refletir sobre os seus valores e tradições, no sentido de potenciar o diálogo e um maior conhecimento e aceitação mútuos. Pretende-se, deste modo, através de uma escola mais inclusiva, empoderar jovens da comunidade cigana, levando a que reflitam sobre o que é valioso na sua cultura e de que forma se podem inserir na cultura maioritária sem perder a sua matriz própria. A escola aparece assim como instrumento de uma política emancipadora e espaço da educação política das novas gerações, procurando através da diferenciação e do multiculturalismo curricular promover uma maior justiça e equidade. Em suma, através da conceção, experimentação e edição de um recurso com atividades pedagógicas a ser utilizado nas escolas e envolvendo ativamente, neste processo, alunos e alunas, professores e professoras e ainda encarregados e encarregadas de educação, pretende-se contribuir para: – a permanência das crianças ciganas na Escola para além do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, combatendo, assim, o abandono escolar nesta população; – o respeito de toda a Escola em relação à comunidade cigana, através da valorização das diferenças culturais e promoção de uma cultura de não discriminação no contexto escolar (ou seja, uma Escola inclusiva).
- Revisitando a obra Democracia e Educação de John DeweyPublication . Branco, Maria LuísaRevisitar um clássico do pensamento educacional, como é a obra Democracia e Educação de John Dewey, consiste em ler de novo, com a distância que o tempo permite, para perceber até que ponto as ideias enunciadas no passado são, ainda hoje, capazes de interpelar e apontar caminhos à nossa ação educadora e, deste modo, celebrar o seu legado. Esta comemoração será feita percorrendo vários passos: o papel da educação como reconstrução social, o nexo entre democracia e educação e seu impacto na organização dos ambientes educativos, para finalmente convocar as potencialidades de resistência ao paradigma da educação neoliberal vigente.
- Educating for privacy in the digital and mobile ecosystems: towards a proposed syllabusPublication . Serrano Tellería, Ana; Branco, Maria Luísa; Guimarães, Sandra Carina
- Perguntas (mais ou menos) frequentes sobre primitivasPublication . Beites, P. D.; Bento, Sandra; Branco, M.L.A avaliação está na ordem do dia nos vários domínios da vida social, correspondendo a um processo que procura dotar os cidadãos de informações que tornem mais transparentes as opções tomadas com os dinheiros públicos, em matérias de interesse geral. [...]
- Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógicaPublication . Rocha, Maria Cecília; Branco, Maria Luísa; Simões, Fátima; Falbo, G. HEste artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital.
- Professional culture and teacher professionality in higher educationPublication . Chipaco, Eliseu; Branco, Maria LuísaProfessional culture refers to how teachers carry out their work in teaching institutions. Through this, the work carried out takes on meaning and new teachers learn to solve their problems, being gradually integrated in the professional community. Teachers’ professional culture includes the beliefs, habits and ways of acting that are shared within a particular group of teachers or in the teaching community they are part of, and this can be observed in relationships between teachers. In turn, teacher professionality is understood as what is specific in the teaching action, i.e., the set of behaviours, knowledge, skills, attitudes and values forming the specificity of being a teacher. Professional culture and teacher professionality have gained visibility in recent research, above all with regard to higher education, due to the growth and increasing complexity of this sub-section of teaching in current society. Higher education has undergone major transformation with the introduction of ‘new management’ as a general set of ideological principles with an emphasis on accountability, i.e., providing accounts based on strategic planning, performance indicators, quality auditing, and assessment of research and teaching, which has changed and continues to change the activities of Higher Education Institutions (HEI). The institutional emphasis on results has come to be part of professional culture, presenting teachers with significant challenges, particularly the conciliation of more student-centred teaching with knowledge production, through research and publication, besides performing management and extension functions. The balance, or lack of it, between these various dimensions, or how higher education teachers view professionalism and construct their professionality, seems to be related to the professional culture of the Higher Education Institutions (HEI) they belong to, and as a result of the meanings each HEI creates, through rituals, routines, beliefs or ethics, with repercussions on how teachers carry out their activity, on their relations with each other and the practices they use. In this text, we seek to explore the existing relationships between professional culture and teacher professionality in higher education, resorting to a review of the relevant literature. The literature analysed suggests that how teachers face the different functions they have to perform, and the balance between them, is affected by the perspectives and orientations of their colleagues, in particular groups or in the teaching community. Among these perspectives, scholarship for teaching stands out as a means to develop the teaching profession, whereas that of publish or perish can jeopardize it.
- O longo caminho da não discriminação: os direitos das pessoas com deficiênciaPublication . Branco, Maria LuísaA Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência de 2006 remete para uma conceção do sujeito como ator da sua própria existência, proporcionando às pessoas com deficiência a saída da invisibilidade e o seu acesso à participação na vida comunitária. A efetivação destas beneficia de uma abordagem dos seus direitos do ponto de vista da teo- ria das capacidades e de uma ética do cuidado. Neste processo, é decisiva a implementação de uma escola inclusiva que tem, contudo, de ser necessariamente acompanhada pela promoção de uma sociedade mais inclusiva. A título exemplificativo das ideias apresentadas anteriormente, analisaremos dois vídeos feitos no âmbito de campanhas promovidas, nos últimos anos, por associações promotoras dos direitos das pessoas portadoras de Síndrome de Down.
- O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: percepções dos seus principais agentes educativosPublication . Esteves, Armando; Branco, Maria LuísaO ensino profissional foi oficialmente introduzido nas Escolas Secundárias Públicas portuguesas em 2004, no âmbito da europeização das políticas educativas nacionais. Esta aposta teve como principais designíos o aumento de mão de obra qualificada e a diversificação da oferta formativa de dupla certificação, colocando vários desafios às escolas. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo verificar qual a percepção dos principais atores educativos, onde se incluem os alunos, relativamente aos Cursos Profissionais, quanto à sua importância, qualidade e implementação na Escola Secundária Pública. Para alcançar o objetivo referido, fizemos um estudo descritivo, recorrendo à aplicação de inquéritos por questionário numa Escola Secundária Pública, que tem a particularidade de oferecer Cursos Profissionais desde a sua inclusão na Escola Pública, em 2004. De entre os resultados obtidos, destaca-se, do ponto de vista dos Professores e Direção Executiva, a percepção de que os Cursos Profissionais constituem uma mais valia para a consolidação das metas do Projeto Educativo da escola, reforçando o papel da mesma na formação qualificada de jovens para o mercado de trabalho e no acentuar da sua identidade, assim como na melhoria dos resultados escolares dos alunos. Do ponto de vista dos alunos, é de realçar a forte valorização da natureza prática dos cursos e a sua orientação para o mercado do trabalho, a qualidade do estágio e a promoção do seu sucesso educativo.
- School context: A shared space between family and schoolPublication . Diambo, Fortunato T.; Branco, Maria LuísaThe establishment of a healthy relationship between family and school has been pointed out as a crucial factor in the harmonious development of the educational process and academic success. This relation has been characterized by a mutual blame between school agents and students’ families and it is far from ideal, especially in the context of many African countries. On one hand, the school blames parents for not being sufficiently educated to participate in the life and school activities of students and on the other hand, parents blame the school for not being prepared to insert the family in the school environment. Our guiding question in this presentation, produced in the context of a PhD thesis focusing on the relationship between school and family in Angola is: What can be done to enhance the sharing of ideas between family and school? Our main purpose is to diffuse and enhance the benefits of sharing ideas between school and family, in order to minimize the gap between those two important social institutions for education in citizenship and to allow the school to be progressively more participative, especially in developing countries such as Angola. Based on a non-systematic review of the literature, we present the current state of knowledge concerning the relationship between school and family and how to incorporate family into the school environment, including the perceptions of parents, school workers and teachers about this important relationship and the role of the class director, focusing on the present situation in Angola.