Repository logo
 
Publication

Uma catequese de palavras visuais: Wierix e a narrativa pictórica do tecto da capela-mor da Igreja da Misericórdia de São Vicente da Beira

dc.contributor.authorMendes, Maria do Carmo Raminhas
dc.date.accessioned2023-11-30T17:20:43Z
dc.date.available2023-11-30T17:20:43Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractPortugal, país militantemente católico, apostou na sobreprodução de imaginária nos tempos pós-Trento, sendo que a pintura teve papel de destaque. Na Beira Interior, considerável parte do espólio pictórico datável deste período apresenta ter origem em «cartilhas de gravuras» nas quais os pintores, maioritariamente de bitola regional, se inspiravam para expressar a mensagem conversora e salvadora que os decretos tridentinos e os bispos, enquanto «pastores de almas», pretendiam fazer vingar nos usos e nos costumes das gentes. No tecto da capela-mor da Igreja da Misericórdia de São Vicente da Beira (Castelo Branco) aplicou-se este modelo; datável de inícios do século XVIII, apresenta um ciclo de dez tábuas com representações alusivas à Paixão de Cristo. Desconhecendo-se até à data o seu autor, as fontes visuais que usou como inspiração para este programa reportam-nos para as gravuras da oficina dos irmãos Wierix, cujas composições foram, com a maestria possível, transpostas e convertidas numa catequese onde a imago Christi é a principal mensagem.pt_PT
dc.description.abstractPortugal, a militantly Catholic country, bet on the overproduction of imaginary in post-Trent times, and painting played a prominent role. In Beira Interior, a considerable part of the pictorial heritage of this period originates from «booklets of engravings» in which painters, mainly with modest techniques, were inspired to express the converting and saving message that Trent decrees and that the bishops, as «shepherds of souls», intended to avenge in the uses and customs of the people. On the ceiling of the main chapel of the Igreja da Misericórdia de São Vicente da Beira (Castelo Branco) this model was applied; dated from the beginning of the 18th century, it presents a cycle of ten paintings with representations all related to the Passion of the Christ. Of an unknown author, the visual sources he used as inspiration for this program report us to the engravings of the Wierix brothers, and the resulting compositions were, with the mastery possible, transposed and converted into a catechesis where the imago Christi is the main message.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13820
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCITCEMpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGravurapt_PT
dc.subjectPinturapt_PT
dc.subjectSão Vicente da Beirapt_PT
dc.subjectBispospt_PT
dc.subjectCatequesept_PT
dc.titleUma catequese de palavras visuais: Wierix e a narrativa pictórica do tecto da capela-mor da Igreja da Misericórdia de São Vicente da Beirapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage422pt_PT
oaire.citation.startPage409pt_PT
oaire.citation.titleActas del Congresso de la Sociedad Española de Emblematicapt_PT
person.familyNameRaminhas Mendes
person.givenNameMaria do Carmo
person.identifier.ciencia-idF312-E49B-0DD9
person.identifier.orcid0000-0002-4071-3764
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5ca5e953-0712-4a22-b355-dfabdbc5b06a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5ca5e953-0712-4a22-b355-dfabdbc5b06a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
UmaCatequese_MariaCarmoMendes_1_2_NM_23.09 (1).pdf
Size:
886.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: