Repository logo
 
Publication

Um mapa da sensibilidade ensaística: Do literário ao audiovisual

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Cinemapor
dc.contributor.advisorCunha, Paulo Manuel Ferreira da
dc.contributor.authorAzevedo, Luis Andre Ferreira
dc.date.accessioned2019-08-26T16:01:15Z
dc.date.available2019-08-26T16:01:15Z
dc.date.issued2016-11-2
dc.date.submitted2016-10-10
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo a exposição e clarificação do carácter ensaístico no cinema e vídeo, com ênfase no ensaio audiovisual. A longa história da sensibilidade ensaística inseriu-se no cinema pelas mãos de muitos e ecléticos cineastas, desde Vertov a Chris Marker ou a Michael Moore. Esta evolui simbioticamente com o contexto sociocultural e tecnológico dos seus praticantes, evolução essa que tem acelerado e criado condições para novas e promissoras práticas. Este trabalho tentará contextualizar historicamente as diferentes iterações da sensibilidade ensaística, apresentando sucintamente as suas origens literárias no primeiro capítulo, mas focando-se na sua vertente cinematográfica e videográfica. No segundo capítulo procurarei delimitar a prática ensaística aos seus praticantes, contextualizando-os histórica e teoricamente, numa resenha que começa em D.W. Griffith e termina em Thom Andersen. Na terceira parte o estudo recairá no ensaio audiovisual, no contexto em que surgiu e nas variantes que adota.por
dc.description.abstractThe core of this research lies on the exposure and clarification of the essayistic traits in film and video, with an emphasis on the audiovisual essay. The long history of the essayistic sensibility was inserted in cinema by the hand of many and eclectic filmmakers, from Dziga Vertov to Chris Marker to Michael Moore. It has evolved symbiotically with the sociocultural and technological context of its practitioners. Such evolution has accelerated and has been creating conditions for new and promising practices. This work will attempt to historically contextualize the different iterations of the essayistic sensibility, succinctly presenting its literary origins in the first chapter, but focusing on its cinematographic and videographic modes throughout. On the second chapter, I’ll attempt to delimitate the essayistic practice to its practitioners, contextualizing it historically and theoretically, in a summary that starts-off with D.W. Griffith and ends in Thom Andersen. The third part of the study will be focused on the audiovisual essay, the context in which it appeared and the variants it adopts.eng
dc.identifier.tid202274551
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7185
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsaio Audiovisualpor
dc.subjectFilme-Ensaiopor
dc.subjectSensibilidade Ensaísticapor
dc.titleUm mapa da sensibilidade ensaística: Do literário ao audiovisualpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Cinemapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5254_10313.pdf
Size:
964.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format