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O Jogo: Estratégia de Ensino e de Aprendizagem em Português e Espanhol
datacite.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.contributor.advisor | Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos | |
dc.contributor.author | Farias, Sara Marguerita Gomes Rocha Inácio | |
dc.date.accessioned | 2018-09-03T15:45:02Z | |
dc.date.available | 2018-09-03T15:45:02Z | |
dc.date.issued | 2015-11-4 | |
dc.date.submitted | 2015-10-2 | |
dc.description.abstract | No dia-a-dia das crianças, são inúmeras as situações em que estas se confrontam com o jogo. Este estimula o desejo de aprender e, apesar de impor regras, não tem um caráter de “obrigatoriedade” e flexibiliza a aquisição de conhecimentos. É, pois, neste sentido que propomos a utilização do jogo didático como uma atividade integradora, através da qual os alunos poderão rever e consolidar os conteúdos aprendidos e praticar, simultaneamente, as várias habilidades linguísticas, aferindo igualmente o seu desempenho na disciplina. Por sua vez, de forma direta e imediata, o professor consegue dispor também dessa informação, a que lhe permitirá fazer uma avaliação do trabalho dos alunos, do seu e, consecutivamente, tirar ilações. A matéria a lecionar nem sempre é “apetecível”. Primeiramente, recai sobre ela o peso da obrigatoriedade e, algo que é obrigatório perde, em grande parte, a sua carga motivadora. O uso de estratégias, de ferramentas de ensino, tal como o jogo, poderão aliciar e estimular os alunos em diferentes contextos de aprendizagem. Baseados em jogos que conhecemos da infância, da televisão ou simplesmente em situações reais, pretende-se ainda demonstrar que este tipo de atividade não tem idade e que a versatilidade que o carateriza permite que o adaptemos a níveis de ensino e conteúdos programáticos díspares. O presente trabalho alicerça-se na ligação, no estreitamento de relações entre jogo e ensino. O uso do jogo em contexto de aprendizagem possibilita uma manipulação e aquisição de conhecimentos, de certa forma, mais acessível, aprazível e inesquecível, no sentido de permanecer, por um maior período de tempo, na memória e no saber da criança. Este relatório também visa promover o jogo aplicado às didáticas das línguas, apresentando para isso várias propostas de atividades lúdicas que, no âmbito do estágio pedagógico, foram levadas a cabo, como forma de revisão, avaliação e consolidação dos conteúdos aprendidos. A segunda e terceira parte do trabalho focar-se-á nas manifestações concretas do jogo, na exploração das atividades lúdicas e didáticas nas aulas, tendo por base os conteúdos dos manuais escolares de Português e Espanhol e os materiais criados, adaptados para os conteúdos a serem lecionados. A última parte do trabalho será dedicada à caraterização do estágio pedagógico realizado na Escola Base do Agrupamento Escolas Gardunha-Xisto, no Fundão, em articulação com a Universidade da Beira Interior. Neste capítulo, focar-nos-emos na caraterização da escola e das turmas, refletiremos sobre as aulas assistidas de Português e de Espanhol, e destacaremos a pertinência e a importância das atividades dinamizadas. | por |
dc.description.abstract | En la vida diaria de los niños, son muchísimas las situaciones en que se ven frente a frente al juego. Este estimula el deseo de aprender, e a pesar de que haya reglas, no tiene un carácter obligatorio y flexibiliza la adquisición de conocimientos. Es, pues, en este sentido que proponemos la utilización del juego didáctico como una actividad integradora, a través de la cual los alumnos podrán revisar y consolidar los contenidos estudiados y practicar, al mismo tiempo, las destrezas lingüísticas, evaluando igualmente su desempeño en la asignatura. Por su vez, de forma directa y eficaz, el profesor consigue disponer también de esa información, que le permitirá hacer una evaluación del trabajo de los alumnos, del suyo y, consecutivamente, sacar inferencias. Los contenidos a enseñar ni siempre son los más “apetecibles”. Primeramente, recaen sobre ellos el peso de la obligatoriedad y, algo que es obligatorio pierde, en gran parte, su carga motivadora. La utilización de estrategias, de herramientas de la enseñanza, como el juego, podrán seducir y estimular los alumnos en diferentes contextos de aprendizaje. Basados en los juegos que conocemos de la niñez, de la televisión o simplemente de situaciones reales, se pretende todavía demonstrar que este tipo de actividad no tiene edad y que la versatilidad que lo caracteriza permite que lo adaptemos a niveles de enseñanza y contenidos programáticos dispares. El presente trabajo se basa en la conexión, en el estrechamiento de relaciones entre el juego y la enseñanza. La utilización del juego en contexto del aprendizaje posibilita una manipulación y adquisición de conocimientos, de cierta forma, más accesible, aplacible e inolvidable, en el sentido de permanecer, mucho más tiempo, en memoria y en el saber del niño. Este informe también visa promover el juego aplicado a las didácticas de las lenguas, presentando para eso varias propuestas de actividades lúdicas que, en el ámbito de la práctica pedagógica, han sido realizadas, como una forma de repaso, evaluación y consolidación de los contenidos aprendidos. La segunda y tercera parte de este trabajo se centrarán en las manifestaciones concretas del juego, en la explotación de actividades lúdicas y didácticas en clase, teniendo como base los contenidos de los manuales escolares de Portugués y de Español y los materiales creados y adaptados a los contenidos estudiados. La última parte de este trabajo será dedicada a la caracterización de la práctica pedagógica realizada en la Escuela Base del Agrupamento Escolas Gardunha-Xisto, en Fundão, en articulación con la Universidade da Beira Interior. En este capítulo, nos centraremos en la caracterización de la escuela y de los grupos, refletaremos sobre las clases de prácticas pedagógicas de Portugués y de Español, y destacaremos la pertinencia y la importancia de las actividades dinamizadas. | spa |
dc.identifier.tid | 201642956 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/6078 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estratégia de Aprendizagem | por |
dc.subject | Jogo Didático | por |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | por |
dc.title | O Jogo: Estratégia de Ensino e de Aprendizagem em Português e Espanhol | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino do Português No 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol Nos Ensinos Básico e Secundário | por |
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