Repository logo
 
Publication

Educação e formação de adultos

dc.contributor.advisorLoureiro, Manuel Joaquim da Silva
dc.contributor.authorGomes, Margarida
dc.date.accessioned2014-11-05T11:54:18Z
dc.date.available2014-11-05T11:54:18Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.description.abstractA presente investigação enquadra-se no âmbito da área da educação e formação de adultos, incidindo, nomeadamente, sobre os cursos de educação e formação de adultos (EFA), bem como o papel do mediador pessoal e social. O principal objectivo deste estudo consistiu em avaliar as expectativas dos formandos relativamente à frequência de um curso EFA (de nível básico e de nível secundário), tentando também verificar o papel do mediador pessoal e social. Nesta investigação foi apresentado um estudo de caso, pois pretendeu-se conhecer detalhadamente um determinado grupo social. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário aos formandos, mas também a uma metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista. Como conclusão dos dados recolhidos, podemos afirmar que: 1) tanto no curso EFA NB de Apoio Familiar e à Comunidade como no curso EFA NS de Técnicas de Acção Educativa, a maioria dos formandos refere frequentar o curso com motivação; 2) após a conclusão do curso, apenas a maioria dos formandos do curso EFA NS refere ter grandes expectativas; 3) ao nível da intervenção da mediadora pessoal e social, os formandos de ambos os cursos são unânimes em afirmar que o seu papel é importante na resolução de problemas e no esclarecimento de dúvidas.por
dc.description.abstractThe following research positions itself within the scope of adult education and training, focusing in particular in adult education and training courses (AET), as well as the playing role of the personal and social mediator. The main purpose of this review was to measure the trainees’ expectations comparatively to the attendance of an AET course (of primary level and secondary level), and also to try to verify the role of the personal and social mediator in both levels. A case study was presented in this research, because the purpose was to understand in detail a particular social group. We used a quantitative methodology by applying a survey to the trainees and also a qualitative methodology, using the interview technique. In conclusion of the collected data we can say that: 1) both during EFA NB Family and Community Support and NS EFA Education Techniques courses, most students refer that they attend the course with motivation; 2) after completing the course, just the majority of the trainees of the EFA NS course refers to have high expectations; 3) in terms of the level of involvement of the personal and social mediator, students of both courses are unanimous in say that its role is important in solving problems and to clarify doubts.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2562
dc.language.isoporpor
dc.subjectFormação de adultospor
dc.subjectCursos de formaçãopor
dc.titleEducação e formação de adultospor
dc.title.alternativeO papel do mediador pessoal e social nos cursos EFA e a avaliação das expectativas dos adultos participantes - um estudo de caso
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Social e Comunitáriapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Educação Social e Comunitáriapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
Capa tese.pdf
Size:
24.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Índice de quadros.pdf
Size:
20.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
TESE DE MESTRADO - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS.pdf
Size:
7.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: