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Empreendedorismo e Formação Profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.contributor.advisorMadeira, Maria José Aguilar
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Vicente
dc.date.accessioned2018-08-02T16:11:08Z
dc.date.available2018-08-02T16:11:08Z
dc.date.issued2014-11-14
dc.date.submitted2014-10-3
dc.description.abstractNos últimos tempos, em Portugal, o empreendedorismo apresenta-se cada vez mais como uma das possíveis vias de acesso ao mercado de trabalho, podendo mesmo constituir uma opção alternativa de inserção profissional, para a população em geral. A salvação passa a ser a empregabilidade, sendo a educação para o empreendedorismo apontada como uma das áreas chave para fazer com que todos descubram potencialidades inovadoras e criativas despertando a intenção empreendedora. A investigação baseia-se num estudo de caso, essencialmente descritivo e analítico que se centrou em explorar o tema “Intenção Empreendedora dos Formandos no Modatex”. A presente dissertação procura através da revisão de literatura, fazer uma explanação sobre o tema empreendedorismo, o perfil do empreendedor, intenção empreendedora, a educação para o empreendedorismo, bem como os fatores comportamentais dos empreendedores e o empreendedorismo no contexto da formação profissional em Portugal. Com base na fundamentação teórica, formulou-se as hipóteses a serem testadas, no estudo empírico. A análise estatística foi efetuada com o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0 para Windows e Microsoft Office Excel 2010 para Windows. Os resultados obtidos mostram que os formandos que consideram ter uma maior capacidade de liderança e de comunicação manifestam uma maior intenção empreendedora. Os resultados também evidenciam que os formandos que apresentam uma maior auto-eficácia são também os que manifestam uma maior intenção empreendedora. Os resultados disponíveis permitem ainda concluir que os formandos revelam alguma intenção empreendedora, pelo que se revela urgente, pela dimensão social e económica de se estimular e desenvolver nos formandos comportamentos empreendedores. Os resultados obtidos permitem evidenciar a necessidade de promover a educação para o empreendedorismo através do sistema de ensino profissional. As atuações a levar a cabo pelo sistema de ensino profissional deverão ser impulsionadas pelo Ministério da Educação e da Ciência e da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e, ainda, por outros agentes públicos e privados, responsáveis pelo fomento do empreendedorismo.por
dc.description.abstractIn recent times, in Portugal, entrepreneurship presents itself more and more as one of the possible access ways to the labour market, being even an alternative option for the general population. Employability becomes a salvation, being the entrepreneurship education one of the key areas to make people find out innovative and creative potentialities and awake the entrepreneurial intention. The investigation is based on a case study, essentially descriptive and analytical that focused on exploring the theme "Entrepreneurial Intention of Trainees in Modatex". Through the literature review, the present dissertation intends to make an explanation on the topic of entrepreneurship, entrepreneurial profile, entrepreneurial intention, the entrepreneurship education, as well as on the behavioural factors of entrepreneurs and entrepreneurship in the context of vocational training in Portugal. Based on the theoretical foundation, the hypotheses to be tested in the empirical study were formulated. Statistical analysis was performed with the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) 20.0 version for Windows and Microsoft Office Excel 2010 for Windows. The results obtained show that the trainees that consider having greater leadership and communication capacities demonstrate greater entrepreneurial intention. The results also show that trainees who exhibit a greater self-efficacy also show greater entrepreneurial intention. The available results also allow lead us to conclude that the trainees reveal some entrepreneurial intention, and that is why it is urgent, by its social and economic dimension, to stimulate and develop the trainees’ entrepreneurs behaviours. The results obtained allow us to highlight the need to promote entrepreneurship education through the vocational education system. The actions to be carried out by the professional education system must be led by the Department of education and science and by the National Agency for Qualification and Professional Education and also by other public and private agents, responsible for the promotion of entrepreneurship.eng
dc.identifier.tid201344939
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5636
dc.language.isoporpor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectIntenção Empreendedora e Educação Para O Empreendedorismo.por
dc.titleEmpreendedorismo e Formação Profissionalpor
dc.title.alternativeIntenção Empreendedora dos formandos no Modatexpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Empreendedorismo e Criação de Empresaspor

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